Comida de rua: Cuidados redobrados

Fique Alerta: Fique de olho nas recomendações e critérios da vigilância sanitária para comerciantes e munícipes

Texto: Beatriz de J. Melo
Revisão: Luis H. M. Ferreira

 

Ao optar por se alimentar fora de casa, alguns cuidados precisam ser tomados para que não haja intoxicação alimentar.

A mesma preocupação deve partir dos comerciantes e donos de estabelecimentos, que precisam seguir determinadas recomendações tanto para oferecer um produto alimentício de qualidade como para se adequar aos critérios da vigilância sanitária.


Munícipe:

É imprescindível lavar as mãos ao se preparar para comer ou manipular produtos do gênero alimentício. A higiene é uma das principais aliadas no combate à intoxicação alimentar.

Ao considerar a compra do alimento, procure saber a data do preparo e observe as condições em que o mesmo está armazenado. É importante que não esteja exposto ao Sol.

Se possível, avalie o modo de preparo da comida. A pessoa que está manuseando os ingredientes deve estar com o cabelo protegido, uniforme limpo e mãos limpas.


Comerciante:

  • Mantenha o seu estabelecimento sempre limpo e organizado, não deixando de dar uma atenção especial à apresentação de quem prepara e serve a comida. O corpo de funcionários, mesmo que seja formado só por você, deve estar uniformizado, com mãos limpas, unhas curtas e sem esmaltes, cabelo preso e protegido por touca.
  • Em hipótese alguma manuseie dinheiro e comida sem higienizar corretamente as mãos, pois existe risco de contaminação.
  • Com exceção de sucos, sorvetes e sobremesas, a comida sempre deve ser servida quente, acima dos 60°C, pois a temperatura elevada evita a proliferação de bactérias. Os alimentos frios devem estar a menos de 10°C.
  • Ao preparar alimentos fritos, deve-se trocar o óleo sempre que alterações forem notadas, como cor, aroma e sabor diferentes do usual, fumaça em temperatura de fritura ou espuma.

 

Veja mais informações relacionadas à vigilância de alimentos.