Cuidado com os escorpiões

Fique Alerta - O Escorpião é o bicho! Entrevista com o biólogo Gladyston Costa.

Texto: Beatriz de J. Melo
Revisão: Luis H. M. Ferreira

 

Nos últimos 10 anos, o número de acidentes com picada de escorpião vem crescendo, principalmente durante o verão. Não é possível erradicar ou eliminar o animal, mas é possível diminuir sua população. Praticar os cuidados para evitar  os escorpiões e tornar a inspeção dentro de casa um costume ajudam a diminuir as chances de picadas.

O tratamento químico, como inseticidas, para controle do escorpião não é recomendado porque seu uso pode fazer com que esses animais saiam dos seus locais de costume e invadam outros espaços mais frequentemente, como casas. Atualmente, há uma discussão sobre a tecnologia usada no controle do animal para que haja melhor manuseio e aplicação dela.

O escorpião, sendo um animal sinantrópico, possui uma alta capacidade de adaptação. Das 3 espécies mais frequentes em São Paulo (o marrom, o amarelo e o amarelo do nordeste), o escorpião-amarelo em especial é o mais peçonhento. Todos são muito parecidos, o que torna difícil para leigos diferenciarem um do outro.

Como todo ser vivo, os escorpiões precisam de água, abrigo e alimento para sobreviver. São comumente encontrados em galerias de esgoto, cemitérios, algumas caixas de luz, terrenos baldios e em beiras de córregos. Em uma casa, eles podem se esconder atrás de quadros e guarda-roupas, além de dentro de calçados e entre vestimentas, toalhas e roupas de cama.

Você fez a sua parte, mas ainda tem problemas com escorpiões? 
Acesse o link do portal da Prefeitura e solicite ajuda.