Um dia para refletir e se cuidar

Sazonal Especial: 4 de Fevereiro, Dia mundial do Câncer

Texto: Bruna Habiro
Revisão: Luis H. M. Ferreira

 

Um familiar está com câncer, e agora?

Durante o mês de fevereiro, o dia 4 foi escolhido para a concientização do Dia Mundial do Câncer, uma doença que não afeta apenas o paciente, mas também a toda sua família e amigos. Por isso, o cuidado com os casos de câncer deve ser estendido para todo o entorno do paciente.

 

Além do trabalho típico de prevenção, é importante que a família de uma pessoa com câncer procure ajuda para lidar com a situação da melhor maneira possível. Conversar bastante, tanto com a equipe médica responsável pelo tratamento como com o próprio paciente é fundamental.

Em geral é alguém da família que assume o papel de cuidador do familiar com a doença. Essa pessoa pode vir a encarregar-se de situações simples como alimentação e banho ou até atividades mais complexas como o agendamento de consultas e problemas com a burocracia, tanto dos planos de saúde como do SUS. O cuidador ajuda o paciente a lidar com a doença e, normalmente, é a pessoa que sabe tudo o que está acontecendo com o paciente.

Ser um cuidador não é uma tarefa fácil, então não se esqueça de cuidar de você mesmo enquanto zela pelo bem-estar do paciente de câncer. Reserve um tempo para você, tenha certeza de comer bem e cuidar da própria saúde, realizando exames regularmente e mantendo hábitos saudáveis.

Apoio da prefeitura

Foi lançado no dia 21 de janeiro o programa Corujão do Câncer. A primeira fase começa dia 23 de janeiro e oferece tratamento para pacientes em horários alternativos. O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura, portanto fique atento à sua saúde e procure preventivamente a UBS mais proxima a você. A rede pública tem hospitais capacitados para lidar com a doença e ajudar os cuidadores.