PREFEITURA DE SÃO PAULO

Alerta Epidemiológico!

Casos de pneumonia possivelmente associados a um novo coronavírus em Wuhan, China

13/01/2020 15h57

 A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou, em 05 de janeiro de 2020, uma declaração oficial sobre a investigação de casos de pneumonia de causa desconhecidas ocorridos na cidade de Wuhan,no Sul da China.

As autoridades chinesas publicaram, em 09 de janeiro, a detecção preliminar de um novo coronavírus com sequenciamento genético identificado em uma pessoa hospitalizada com pneumonia em Wuhan.

Até o momento foram registrados 41 casos, destes sete estão gravemente doentes, um paciente evoluiu a óbito ele possuía outras condições de saúde subjacentes. O cluster está centralizado na região onde está localizado um mercado de frutos do mar em Wuhan. Além de frutos do mar, o mercado comercializa galinhas, morcegos, marmotas e outros animais selvagens. O mercado está fechado desde 1º de janeiro de 2020 para limpeza e desinfecção.

As autoridades de saúde chinesas estão monitorando todos os contatos dos doentes. Até o momento, não houve relatos de transmissão de pessoa para pessoa ou para profissionais de saúde.

Os sinais e sintomas incluem febre, dificuldade em respirar e infiltrados pulmonares bilaterais na radiografia de tórax.

Orientações para pessoas que forem viajar para Wuhan

Orientações para pessoas que voltaram de Wuhan sintomáticas

 

Orientações aos profissionais de saúde

Todo paciente com deslocamento recentemente para Wuhan que tenha sintomas respiratórios (febre e dificuldade em respirar), considerar pneumonia relacionada ao cluster. O caso deve ser notificado à vigilância epidemiológica da secretaria de saúde do município, no máximo em 24hs:

Para mais noticias internacionais, acesse: Centers for Desease Control and PreventionWorld Health OrganizationProMed International Society for Infectious DiseaseThe Wall Street Journal