Campanha de Multivacinação 2023

Atualização da Caderneta de Vacinação das Crianças e Adolescentes menores de 15 anos de idade

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), dá início à Campanha de Multivacinação – De Olho na Carteirinha 2023, que será realizada de 30 de setembro a 31 de outubro.

O dia 07 de outubro, será o dia D da vacinação, com todas as 470 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital abertas. 


PÚBLICO-ALVO DA CAMPANHA


- Crianças

- Adolescentes, menores de 15 anos (14 anos 11 meses e 29 dias). 

 


POSTOS DE VACINAÇÃO


A vacinação acontecerá em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com funcionamento de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h, e em AMAs/UBS Integradas, que atendem das 7h às 19h, inclusive aos sábados e feriados.

- 470 Unidades Básicas de Saúde (UBS) 
Funcionamento:
 de segunda a sexta-feira.

Horário: das 7h às 19h.
Veja aqui a lista com os endreços das unidades básicas de saúde (UBS)
Os endereços das UBS também podem ser acessados pela ferramenta Busca Saúde.

 

- AMA/UBS Integradas
Funcionamento: 7h às 19h, inclusive aos sábados e feriados.
Veja aqui a lista com os endereços das AMA/UBS Integradas

 


ATUALIZAÇÃO DA DVA


A SMS intensificará as ações de atualização vacinal de estudantes do ensino infantil, fundamental e médio por meio da entrega da Declaração de Vacinação Atualizada (DVA) para utilização no ato da rematrícula nas escolas municipais. 

A DVA é um documento emitido pelas Unidades Básicas de Saúde, regulamentada desde 2021, que visa controlar a situação vacinal dos educandos, garantindo a imunização completa das crianças de acordo com o calendário de vacinação vigente, contribuindo para a proteção necessária de toda a comunidade escolar contra as doenças imunopreveníveis. Nela consta também, a data de retorno à UBS para cumprimento do calendário vacinal estabelecido.

Modelo da Declaração de Vacinação Atualizada 2023 - 2°Trimestre

Cartaz estratégia DVA 2023

 


BUSCA ATIVA DE FALTOSOS


Será realizada busca ativa de faltosos à vacinação. A Estratégia utilizada é a identificação de indivíduos com esquema vacinal incompleto por meio dos registros dos sistemas de informação de imunização, em que as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) acessam as crianças que estão com a vacinação em atraso, em suas respectivas regiões.
 


MENSAGENS COM AVISO VIA SMS



Desde agosto deste ano, o Programa Municipal de Imunizações (PMI), adotou uma ferramenta sinalizando para munícipes que possuem cadastro com número de celular no Sistema Integrado de Gestão da Assistência à Saúde (Siga-Saúde), o envio de mensagens por SMS para pessoas que estão em atraso vacinal e àquelas com agendamento de até cinco dias para a próxima vacina.


Até o dia 25 de setembro, foram enviados mais de 320 mil textos. O paciente recebe duas mensagens de texto, uma com vacina em atraso ou agendada.


SAIBA MAIS