Campanha de Vacinação contra a Influenza 2020

Veja o cronograma da campanha e postos de vacina.

No dia 23 de março começa a vacinação contra a gripe (influenza), em todo o município de São Paulo.

A campanha é destinada para grupo prioritários. Inicialmente será destinada para idosos e profissionais da saúde, e será disponibilizada, gradativamente, para os seguintes grupos: crianças de 6 meses à 5 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e forças de segurança e salvamento.

Os grupos prioritários vão ser incluidos gradualmente na campanha .O Cronograma de vacinação segue abaixo:

  • 1° etapa - 23/03 - Idosos (60 e + anos)  e trabalhador da saúde.
  • 2° etapa - 16/04 - Professores, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e forças de segurança e salvamento
  • 3° etapa - 09/05 - Crianças ( 6 meses a menores de 6 anos), gestantes, puerperas, povos indígenas,  população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos de idade.

 O dia “D” de mobilização nacional de vacinação contra a Influenza será no dia 9 de maio de 2020.

A campanha está prevista para seguir até o dia 22 de maio.

A vacina está disponível em todas as salas de vacina das unidades de saúde do município de São Paulo. Encontre aqui a unidade mais próxima de sua residência. 

Foram montadas salas de vacina em escolas próxima às unidades de saúde, para que as pessoas que forem se vacinar contra a influenza não cruzem com os pacientes das unidades de saúde. Acesse aqui a planilha com o endereço das escolas onde ocorrerá vacinação de acordo com as unidades de saúde.

Algumas unidades de saúde também montaram um sistema de vacinação drive thru, em que os idosos podem ser vacinados dentro do carro. Confira abaixo a relação de postos de vacinação Drive Thru por CRS:

Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Norte

Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Sudeste

Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Oeste

Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Leste

Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Sul

Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Centro

  

A vacinação da Influenza não protege contra o coronavírus, mas vai auxiliar os profissionais de saúde no diagnóstico para a Covid 19, ao descartarem os vários tipos de gripe na triagem da população vacinada.

A influenza é uma doença infecciosa febril aguda com maior risco de complicações em alguns grupos vulneráveis e evoluir para formas mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e até a morte, motivo pelo qual a vacina será oferecida inicialmente para idosos e profissionais da saúde, e será disponibilizada, gradativamente para os demais grupos de maior vulnerabilidade.

A vacina influenza trivalente que será utilizada na campanha tem a seguinte composição:

  •  A/Brisbane/02/2018 (H1N1)pdm09
  •  A/South Austrália/34/2019 (H3N2)
  •  B/Washington/02/2019 (linhagem B/Victoria)