Campanha de Vacinação contra o Sarampo - 2020

Até 30 de novembro de 2020

Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo - 15/07 a 30/11/2020 

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo promove a partir da próxima quarta-feira (15/07), até o dia 31/10, a  segunda etapa da Campanha Nacional de Sarampo para o público de 6 meses a 49 anos de idade.

Neste período, serão realizadas duas estratégias de vacinação:

- Vacinação Indiscriminada (independente da situação vacinal): para população de 1 ano a menores de 3 anos, e população de 15 a 49 anos de idade.

- Vacinação seletiva (avaliação da situação vacinal e vacinação conforme o calendário vacinal vigente): para a bebês de 6 a 11 meses,  e população de 3 a 14 anos de idade.

 No dia 22/08/2020 será realizado o dia D de vacinação contra o sarampo, todas as unidades de saúde estarão abertas no sábado para a vacinação, além de postos volantes espalhados pela cidade, como shoppings, mercados, igrejas, praças.

-Veja aqui todos os postos volantes do dia D.

A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de de Saúde do Município. Consulte a Unidade de Saúde mais próxima de você para realizar a Vacinação no Município de São Paulo. Clique na figura:

- Algumas escolas do município estão com postos de vacinação, confira as listas por região:

- Postos em Escolas - Região Norte

- Postos em Escolas Região - Sudeste  e Leste

___________________________________________________________________________________

Vacina Triplice Viral

A vacina tríplice viral é aplicada de rotina nas crianças de 12 meses de idade em todos os postos de saúde. Para as crianças a partir de 15 meses, a segunda dose deverá ser aplicada a vacina Tetraviral, desde que já tenha recebido uma dose de tríplice viral, com intervalo mínimo de 30 dias.

A recomendação atual é que as crianças a partir de 6 meses até 1 ano também sejam vacinadas, Esta dose não será considerada válida para o esquema de rotina. A criança deverá receber novamente a triplice viral aos 12 meses e a tetraviral aos 15 meses de vida.

Leve seu filho até uma unidade de saúde com a carteirinha para que um profissional habilitado verifique se há necessidade ou não de vacinação.

E vale lembrar que a vacinação contra o sarampo segue o calendário normal para as outras faixas etárias. Para pessoas de até 29 anos a orientação é a mesma: duas doses comprovadas. Já quem tem entre 30 e 59 anos precisa ter pelo menos uma dose da tríplice viral.

As ações de bloqueio continuam, quando há notificação de casos suspeitos de sarampo, com o objetivo de interromper a transmissão da doença, independentemente da confirmação do diagnóstico. Os bloqueios são desencadeados na residência do paciente com suspeita da doença, bem como em locais frequentados por ele, como escola ou local de trabalho. 

 

SAIBA MAIS:

-Sarampo

-Perguntas e Respostas sobre o sarampo

- Documentos técnicos da 2° Etapa da Campanha

Se você está com suspeita de sarampo, clique na figura para ver orientações