18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

Veja aqui a publicação de 2022

18 de maio é marcado pela data do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Um dia de para a conscientização da sociedade e autoridades sobre a gravidade da violência sexual contra crianças e adolescente e de estimular as ações de proteção e enfrentamento que devem ser feitas todos os dias.

No Brasil, as situações de violência (suspeitas ou confirmadas) atendidas pelas unidades de saúde são de notificação compulsória, e em especial, os casos de violência sexual, independentemente da faixa etária, devem ser notificados em até 24h. Qualquer profissional da saúde pode realizar a notificação, que será registrada no SINAN - Sistema de Informação de Agravos de Notificação.

 A notificação de violência propicia:

- Informação para a compreensão desse agravo e apoio a organização de serviços assistenciais;
- Processos necessários à assistência à saúde individual e coletiva;
- Formação e fortalecimento de redes intra e intersetoriais para garantia de direitos e promoção da saúde.

Confira a publicação elaborada sobre o tema no ano de 2022 pelo Núcleo de Vigilância de Doenças e Agravos Não transmissíveis (NDANT) da Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE), da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA) em parceria com a Área Técnica de Atenção Integral a Saúde da Pessoa em Situação de Violência da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS).


ACESSE AQUI A PUBLICAÇÃO


 

 Saiba Mais:

- Violências e Acidentes