PREFEITURA DE SÃO PAULO

Soro Antirrábico Humano (SAR) / Imunoglobulina Antirrábica Humana (IGHAR)

SAMPA RAIVA APLICATIVO

29/03/2022 09h30

SORO ANTIRRÁBICO HUMANO – SAR

       A aplicação de SAR ou IGHAR está indicada para todos os acidentes graves, em pacientes que não possuem tratamento anterior ou esquema de pré-exposição. Deve ser aplicado no 1º atendimentoem conjunto com a 1 ª dose de vacina. Quando isto não for possível, aplicar no máximo até o 7º dia após a 1ª dose de vacina. Após este prazo, não deve ser administrado porque o paciente já apresenta resposta à vacina e pode haver interferência entre a imunização ativa e passiva.

1.    SAR – SORO ANTIRRÁBICO HUMANO, é uma solução concentrada e purificada de anticorpos, preparada em eqüídeos imunizados contra o vírus da raiva. A apresentação é em forma líquida, geralmente em ampolas com 5mL ou 10ml (1.000UI). Deve ser conservada entre 2 e 8°C, sendo ideal a temperatura de 5°C. Não pode ser congelado, pois o congelamento provoca a perda de potência, forma agregados e aumenta o risco de reações.

A dose para o soro é de 40 UI/kg de peso, dose única, independente do peso. Não há dose máxima. Por exemplo, no exemplo, no caso de um paciente de 100 kg, será utilizada 4000 UI de SAR.

 

      Antes da administração do soro heterólogo deve-se realizar interrogatório sobre os antecedentes do pacienteavaliando: ocorrência e gravidade de quadros anteriores de hipersensibilidade; uso prévio de imunoglobulinas de origem equídea e existência de contato profissional (veterinários) ou por lazer intenso com cavalos. Em caso de resposta afirmativa a um dos itens citados, classificar o paciente como de risco e considerar a possibilidade de substituição do soro heterólogo pelo soro homólogo (imunoglobulina humana hiperimune antirrábica), se disponível. Caso não haja disponibilidade do soro homólogo, aconselha-se a utilização de pré-medicação antes da aplicação do soro heterólogo, conforme orientações das “Normas Técnicas de Profilaxia da Raiva Humana – Ministério da Saúde – 2011”

 

 

      Apesar de seguro, o SAR deve ser aplicado em locais com infraestrutura para atendimento de choque anafilático. Após a aplicação do soro, deixar o paciente em observação por pelo menos 2 hora(período da ocorrência de reações anafiláticas graves).

 

      As reações mais comuns são benignas, fáceis de tratar e apresentam boa evolução. A possibilidade de ocorrência dessas reações NÃO contraindica a sua prescrição. Mais informações estão disponíveis em o “Manual de vigilância epidemiológica de eventos adversos pós-vacinação (2014)” - Manual de vigilância epidemiológica de eventos adversos pós-vacinação (saude.gov.br).

 

      Orientações para Infiltração do Soro Antirrábico Humano

 

O tamanho da agulha é a 30X7 cm, salvo em dedos dos pés e das mãos, aonde podemos utilizar a agulha 13X4,5cm. A aplicação do soro é intradérmica e deve ser realizada na borda e dentro da lesão, de maneira a cobrir toda lesão. Com relação ao distanciamento, não existe regra muito clara; pode ser 2 mm em lesões pequenas e de até 1 cm em lesões maiores (o importante é que toda lesão seja contemplada). No caso de lesões múltiplas, deve-se diluir com soro fisiológico para que todas possam ser infiltradas (a quantidade de soro depende da quantidade de lesões) e o volume maior é destinado à lesão maior.

 

 

IGHAR – IMUNOGLOBULINA HUMANA

 

2.    A IGHAR é uma solução concentrada e purificada de anticorpospreparada a partir de hemoderivados de indivíduos imunizados com antígeno rábico. É mais seguro que o soro antirrábico, mas a produção é limitada e de alto custo.

 

·         A apresentação pode ser em forma liofilizada ou líquida, geralmente em frasco-ampola ou ampola com 150UI (1mL), 300UI (2mL) e 1.500UI (10mL), ou seja, na concentração de 150UI/mL, conforme o laboratório produtor. Quando a IGHAR for apresentada na forma liofilizada, o diluente deve estar na mesma temperatura da vacina, sendo necessário colocá-lo no refrigerador, pelo menos, 6 horas antes da reconstituição. As orientações para a reconstituição estão no Manual de Procedimentos para Vacinação (2014) Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação e  são fundamentais para prevenir reações locais. Deve -ser mantido entre 2 e 8°C, sendo ideal a temperatura de 5°C, não podendo ser congelada.

 

·         É indicada para pacientes com: ocorrência de quadros anteriores de hipersensibilidade; uso prévio de imunoglobulinas de origem eqüídea; e existência de contatos freqüentes com com eqüídeos, por exemplo, nos casos de contato profissional (veterinários) ou por lazer.

 

·         dose preconizada é de 20 UI/kg e tudo ou a maior quantidade possível deve ser infiltrada nas lesões. O restante, quando houver, pode ser aplicado IM, podendo ser usada a região glútea.

 

      O uso do SAR e ou IGHAR não deve ser utilizado em caso de pessoas que já tenham feito seu uso anteriormente ou receberam esquema antirrábico anteriormente.

 

      O volume total do soro antirrábico e ou imunoglobulina humana, o máximo possível deve ser infiltrada no local do ferimento e o volume restante pode ser aplicado por via IM, se houver, podendo ser usada a região glúteaA infiltração no local do ferimento é importante para a neutralização e diminuição da replicação viral.

 

 

      Em casos de ferimentos extensos ou múltiplos, diluir o soro antirrábico com soro fisiológico, na proporção mínima necessária, para permitir a infiltração de toda área lesionada.

- PÁGINA INICIAL -