Esporotricose Humana

Informações para o cidadão

 PERGUNTAS E RESPOSTAS

O QUE É ESPOROTRICOSE HUMANA?
A esporotricose é uma doença causada por um fungo presente no ambiente (plantas, solos e matéria orgânica contaminada) e por arranhaduras e mordeduras de animais (gatos, cães, tatus, entre outros) que estejam infectados. No local da lesão poderá surgir uma formação de pequenas feridas ou caroços avermelhados na pele que demoram a cicatrizar.

 

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA ESPOROTRICOSE HUMANA?
Os sintomas da esporotricose ocorrem após a penetração (entrada) do fungo na pele ou pelo ferimento já aberto, ou pelas mordeduras e arranhaduras por animais contaminados. Podem ocorrer comprometimento pulmonar, ósseo e outras manifestações que estão relacionadas ao estado imunológico do indivíduo.

 

COMO A ESPOROTRICOSE É TRANSMITIDA?
A infecção ocorre através de traumas decorrentes de acidentes com espinhos de plantas, palhas, lascas de madeira, e também pela mordedura ou arranhadura de animais infectados, onde o fungo está presente.

 

O QUE DEVO FAZER EM SITUAÇÕES DE EXPOSIÇÃO COMO AS ARRANHADURAS, MORDEDURAS, RESPINGO DE ESPIRROS DE ANIMAIS SUSPEITOS DE ESPORTRICOSE?
Nos casos de acidentes com os animais (arranhadura ou mordedura), a primeira coisa a fazer é lavar o ferimento com água e sabão. Nos casos de contato com a saliva ou espirros do animal em face ou nas mucosas, recomenda-se lavar a região com água abundante.Caso a exposição ou acidente tenha ocorrido por um animal desconhecido, ela deve procurar o atendimento médico para a profilaxia da raiva humana. Se após alguns dias do acidente aparecer um nódulo no local ferido, então a pessoa deve procurar um serviço de saúde para avaliação médica e diagnóstico. Caso o animal apresenta lesões suspeitas, o tutor deve comunicar a unidade de vigilância em saúde da sua região – UVIS.

 

COMO TRATAR A ESPOROTRICOSE?
O tratamento para a esporotricose humana depende de avaliação médica, da forma clínica apresentada ou tipo das lesões, e do estado imunológico do paciente. Somente após avaliação médica será prescrito o melhor tratamento.
IMPORTANTE: NUNCA SE AUTOMEDIQUE OU INTERROMPA O TRATAMENTO SEM ANTES CONSULTAR O MÉDICO.
Qualquer sintoma que surja durante o tratamento deverá ser comunicado ao médico.

 

O QUE EU DEVO FAZER CASO APRESENTE SINTOMAS DE ESPOROTRICOSE HUMANA?
Recomendamos às pessoas com quadro sugestivo de esporotricose que procurem atendimento médico e também, se o animal em questão apresentar lesões de pele que demoram a cicatrizar, que busquem atendimento médico-veterinário.

 

COMO SE PREVENIR DA ESPOROTRICOSE HUMANA?

  • Importante: havendo animais suspeitos de esporotricose, o tutor deve entrar em contato com a Unidade de Vigilância em Saúde (UVIS) da sua região. As equipes irão desencadear ações em busca de novos casos em animais e outras pessoas;
  •  Fazer uso de luvas de látex descartáveis para manipular os animais com lesões suspeitas e também nos cuidados com jardins, plantas, solo ou outros materiais que possam estar contaminados com o fungo;
  • Pessoas com lesões suspeitas devem procurar imediatamente o serviço de saúde para avaliação médica;
  • Para médicos-veterinários e seus auxiliares, o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) ao manipular animal doente é importante para evitar o risco de exposição à doença.

A prevenção, em geral, é o conhecimento da enfermidade e esta deve ser tratada. Animais não devem ser abandonados: o tratamento é eficaz e tem cura.

- PÁGINA INICIAL -