Sífilis

Informação para o cidadão

 O QUE É?

É uma doença infecciosa causada por uma bactéria, o Treponema pallidum, que causa feridas nos genitais e, se não tratada, pode causar outros sintomas, especialmente na pele, no coração e no sistema nervoso.

 

TRANSMISSÃO

Pode ser transmitida por relação sexual desprotegida (sem camisinha) com uma pessoa que esteja com a doença. Outra forma de transmissão é a vertical, quando a gestante infectada passa a doença para o bebê durante a gravidez ou parto.

 

SINTOMAS

No início da doença, aparece uma ferida única, principalmente nos genitais (pênis, vulva, vagina, ânus), chamada de “cancro duro”. Não dói, não coça, não arde e desaparece sozinha, independentemente do tratamento.

Se não for tratada, a bactéria continua na circulação. Entre seis semanas e seis meses do aparecimento da lesão inicial, podem surgir lesões na pele, como manchas no corpo, nas palmas das mãos e nas plantas dos pés. Acompanhando as manchas, pode ocorrer febre, mal-estar e dor de cabeça. Estes sintomas também desaparecem em algumas semanas, com o tratamento ou não.

Se não for tratada, muitos anos depois (de 1 a 40 anos do início da infecção), podem aparecer sintomas mais graves, como principalmente lesões ósseas, no coração, nos vasos sanguíneos e neurológicas, podendo levar à morte.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico é feito com exames de sangue. No Município de São Paulo, em todas as Unidades Básicas de Saúde, está disponível o teste rápido (TR), com resultado em, no máximo, trinta minutos. Nos casos de TR positivos (reagentes), uma amostra de sangue deverá ser coletada e encaminhada para realização de um teste laboratorial para confirmação do diagnóstico.

TRATAMENTO

O tratamento da sífilis é realizado, principalmente, com penicilina benzatina e deve ser orientado pelo profissional de saúde. Após o tratamento completo, é importante continuar o seguimento com coleta de exames para ter certeza da cura. Todas as pessoas com quem você teve contato sexual, nos últimos 3 meses, devem ser testadas e tratadas para que seja interrompida a transmissão para outras pessoas. 

 

PREVENÇÃO

A principal prevenção se faz com o uso de preservativos durante a relação sexual.

 

SE VOCÊ É GESTANTE, ATENÇÃO!

A bactéria que transmite a sífilis, pode passar através da placenta de uma mulher grávida  e o bebê pode nascer com sífilis congênita (SC).

Se o diagnóstico precoce for feito e o tratamento da gestante for logo iniciado, é possível evitar a transmissão para o bebê. É importante tratar também o parceiro sexual da gestante para não acontecer uma nova infecção durante a gestação.

 

PRÉ-NATAL

No acompanhamento de pré-natal serão realizados pelo menos 5 exames para a sífilis durante toda a gestação, para assim evitar que seu bebê  tenha a doença.

É importante que você traga o parceiro para o pré-natal do homem para avaliação de sua saúde e realização testes rápidos para sífilis e HIV.

A sífilis não traz imunidade, fique atenta ao uso de preservativos na gestação, tratamento do seu parceiro e acompanhamento com exames mensais. Uma nova infecção pode acontecer e acometer o seu bebê. 

 

SÍFILIS CONGÊNITA

A sífilis congênita é um problema de saúde pública, pode causar aborto e morte em recém- nascidos além de sequelas ósseas, auditivas, nos dentes e no desenvolvimento, se a criança não for tratada.

Ao nascimento, a maior parte dos bebes não tem sintomas, alguns  apresentam parto prematuro, baixo peso, alterações ósseas, lesões de pele, de audição, de visão e neurológicas. O bebê vai precisar de acompanhamento por no mínimo dois anos e realizar de exames periódicos de sangue, da audição, da visão e neurológico.

Na maternidade quando o tratamento da gestante é adequado no pré-natal, o bebê geralmente é avaliado com apenas um exame de sangue, porém quando o tratamento da mãe não acontece de forma adequada, além de vários exames, incluindo coleta de líquor, o bebê ficará internado para tratamento por 10 dias.

 

Gestante, faça o pré-natal de forma adequada!

Lembre-se de estar sempre com o seu cartão de pré-natal, principalmente na hora do parto!

 

PÁGINA INICIAL