Sífilis

Informações para o Cidadão e Profissionais de Saúde

A sífilis é uma infecção bacteriana transmitida principalmente por contato sexual. Causada pela bactéria Treponema pallidum, a sífilis tem diferentes estágios e sintomas variados. O contágio ocorre por meio de relações sexuais desprotegidas, mas também pode ser transmitida da mãe para o feto durante a gravidez.

    

    


 SOBRE A SÍFILIS


O que é?

É uma doença infecciosa causada por uma bactéria, o Treponema pallidum. A doença provoca feridas nos genitais e, se não tratada, pode evoluir com outros sintomas, especialmente na pele, no coração e no sistema nervoso.

Transmissão

Pode ser transmitida por relação sexual desprotegida (sem camisinha) com uma pessoa que esteja com a doença. Outra forma de transmissão é a vertical, quando a gestante infectada passa a doença para o bebê durante a gravidez ou parto. Neste caso, é chamada de sífilis congênita.

Sintomas

No início da doença, aparece uma ferida única, principalmente nos genitais (pênis, vulva, vagina, ânus); chamada de “cancro duro”. Não dói, não coça, não arde e desaparece sozinha, independentemente do tratamento. A ferida também pode aparecer na boca, na língua, na garganta ou em outras partes do corpo.
Se não for tratada, a bactéria continua na circulação. Entre seis semanas e seis meses do aparecimento da lesão inicial, podem surgir lesões na pele, como manchas no corpo, nas palmas das mãos e nas plantas dos pés. Acompanhando as manchas, pode ocorrer febre, mal-estar e dor de cabeça. Estes sintomas também desaparecem em algumas semanas, com o tratamento ou não.
Se ainda não houver tratamento, muitos anos depois (de 1 a 40 anos do início da infecção), podem aparecer sintomas mais graves, como principalmente lesões ósseas, no coração, nos vasos sanguíneos e neurológicas, podendo levar à morte.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito com exames de sangue. No Município de São Paulo, em todas as Unidades Básicas de Saúde, está disponível o teste rápido (TR), com resultado em, no máximo, trinta minutos. Nos casos de TR positivos (reagentes), uma amostra de sangue deverá ser coletada e encaminhada para realização de um teste laboratorial para confirmação do diagnóstico.

Procure uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e faça o teste. É rápido e seguro!


Tratamento

No município de São Paulo, em todas as Unidades Básicas de Saúde é possível realizar o tratamento para sífilis. Com orientação profissional, o tratamento da sífilis é realizado, principalmente, com penicilina benzatina. Após o tratamento completo, é importante continuar o seguimento com coleta de exames para ter certeza da cura. Todas as pessoas com quem você teve contato sexual, nos últimos 3 meses, devem ser testadas e tratadas para que seja interrompida a transmissão para outras pessoas. 

Prevenção

A principal prevenção se faz com o uso de preservativos durante a relação sex

Cuide-se! Procure uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e faça o teste. É rápido e seguro! Não se preocupe, a sífilis tem cura! E você pode realizar o tratamento na UBS.

 


SÍFILIS CONGÊNITA


Você sabe o que é sífilis congênita?


Quando a gestante está com sífilis, a bactéria pode passar para o bebê durante a gravidez ou parto. 
Mesmo que a doença não esteja visível, ela pode estar no sangue da pessoa gestante e passar para o bebê. Só com o exame é que podemos saber!

A sífilis congênita é um problema de saúde pública, e pode causar aborto, morte do bebê, além de problemas ósseos, auditivos, visuais, nos dentes e no desenvolvimento.

Vamos combater esta doença! 

Por isso, quanto antes a pessoa souber da infecção, mais rápido pode começar o tratamento e assim evitar que o bebê tenha sífilis congênita.

PRÉ-NATAL
No acompanhamento de pré-natal são realizados pelo menos 5 exames para a sífilis durante toda a gestação, para assim evitar que o bebê tenha a doença.
A ida das parcerias sexuais à Unidade Básica de Saúde é muito importante, pois assim também é possível a

valiar a saúde da parceria com a realização de testes rápidos sífilis e outras doenças como HIV e hepatites virais.

Importante: a sífilis não traz imunidade!


Atenção ao uso de camisinha na gestação, tratamento das parcerias sexuais e acompanhamento. Uma nova infecção pode acontecer e trazer riscos para o bebê!

Proteja seu bebê! Faça o pré-natal de forma adequada! 

Lembre-se de estar sempre com o seu cartão de pré-natal, principalmente na hora do parto!



NOTIFICAÇÃO


1º Passo - PREENCHER A FICHA DE INVESTIGAÇÃO - SINAN 
(Usar preferencialmente o Internet Explorer ou fazer o download para usar o PDF preenchível)

Após o preenchimento, salvar a ficha em PDF no seu computador.

2º Passo - UTILIZAR A FERRAMENTA "TERRITÓRIO UVIS" PARA LOCALIZAR A UNIDADE DE VIGILÂNCIA (UVIS) DO LOCAL DE ATENDIMENTO DO PACIENTE.


3º Passo - ENVIAR A FICHA DE INVESTIGAÇÃO – SINAN PARA A UVIS DE REFERÊNCIA

  • Através de seu e-mail, enviar a ficha de investigação - SINAN preenchida e salva no seu computador, para o e-mail da UVIS de referência do Serviço (consultório/clinica/hospital);
  • No assunto do e-mail preencher: "Notificação de Sífilis" seguido do nome do Serviço (consultório/clinica/hospital).

4º Passo - RECEBER O NÚMERO DA NOTIFICAÇÃO (SINAN)

  • O número da notificação (SINAN) será fornecido pela UVIS de referência do Serviço;
  • Caso a ficha apresente algum dado inconsistente ou em branco, a UVIS de referência entrará em contato com o Serviço solicitando a complementação desses dados.

Em caso de dúvidas, entrar em contato com a UVIS de sua região! 


BOLETINS E DADOS EPIDEMIOLÓGICOS


Boletins

Os Boletins Epidemiológicos são publicações que permitem a análise dos dados epidemiológicos obtidos pelas notificações de diferentes agravos e, sua divulgação, é fundamental para compreender a distribuição das doenças na população.

Assim, o Boletim Epidemiológico traz informações essenciais para o planejamento, avaliação e monitoramento das ações de prevenção, controle e tratamento da AIDS, HIV e outras ISTs visando a melhoria da qualidade da atenção desses agravos na cidade de São Paulo.  

Dados Epidemiológicos

SÍFILIS CONGÊNITA - clique aqui 

SÍFILIS EM GESTANTES – clique aqui 


DOCUMENTOS TÉCNICOS


Documentos municipais

Plano Municipal de Enfrentamento da Sífilis Congênita 

Protocolo do Município de São Paulo de Transmissão Vertical da Sífilis

Protocolo de pré-natal com risco habitual (baixo risco)

Portaria Secretaria Municipal da Saúde – SMS N° 378 de 27 de agosto de 2021 - Dispõe sobre atribuições da Atenção Básica e Maternidades relacionadas à prevenção da transmissão vertical da sífilis no Município de São Paulo,

Nota técnica 02/2023 - Dispõe sobre a prescrição de medicamentos para profilaxia pré-exposição ao HIV (PREP), profilaxia pós-exposição ao HIV (PEP) e infecções sexualmente transmissíveis (IST) pelo enfermeiro

Outros documentos

Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Prevenção da Transmissão Vertical de HIV, Sífilis e Hepatites Virais do Ministério da Saúde

Nota informativa n°02/2022/CRT-PE-DST/AIDS/SES-SP – Dispõe sobre atualização em relação as orientações para o manejo clínico dos casos de sífilis congênita e criança exposta à sífilis no estado de São Paulo

Nota técnica COFEN/CTLN n°03/2017 – Dispõe sobre a prescrição e administração de penicilina benzatina nas UBS para o tratamento da sífilis adquirida e sífilis na gestação

Nota técnica n°14/2023 – DATHI/SVSA/MS – Dispõe sobre atualização da recomendação do intervalo entre doses de benzilpenicilinabenzatina no tratamento da sífilis em gestantes


SÍFILIS NA MÍDIA