PREFEITURA DE SÃO PAULO

Transmissão Vertical do Vírus da Hepatite C

Saiba mais

12/05/2021 12h30

O VHC é transmitido principalmente pelo contato com o sangue. Ocorre principalmente no momento do parto. O risco de transmissão de infecção do VHC da mãe portadora para o recém-nascido está relacionado com elevada carga viral e ocorre em aproximadamente 5% dos casos, sendo em torno de 17% nas mães com coinfecção com HIV.

O teste para hepatite C (anti VHC) em todas gestantes no pré-natal passou a ser indicado na rotina do pré-natal através da PORTARIA SCTIE-MS Nº 32, DE 19 DE AGOSTO DE 2020. O objetivo é realizar o tratamento precoce da mulher após o parto e amamentação.

Embora o anti HCV e até o HCV RNA possam ser documentados após o nascimento nos bebes de mães com infecção pelo VHC, estas exposições são raramente associadas com infecção crônica. Quando infectado pelo VHC o RN poderá evoluir para cura e eliminar o vírus sem apresentar comprometimento hepático.

Prevenção
Até o momento não existem medidas profiláticas para evitar a transmissão vertical do VHC. A administração de imunoglobulina não tem eficácia. Não existe vacina contra o VHC.