Campanhas de Controle da Hanseníase no Município de São Paulo

Janeiro 2021

As Campanhas Educativas de Hanseníase ocorrem anualmente no município de São Paulo no mês de janeiro – JANEIRO ROXO, com a participação da rede de serviços da atenção básica de saúde da secretaria, ONGs e outras instituições públicas e privadas.

O objetivo da campanha é aumentar a detecção precoce de casos, através da sensibilização e treinamento dos profissionais de saúde da rede básica para a suspeição do diagnóstico e da divulgação dos sinais e sintomas para a população.

Durante a Campanha são desenvolvidas atividades de busca ativa de casos suspeitos e ações educativas junto à comunidade.

Com o intuito de levar até a população orientações sobre a doença, a estratégia de comunicação conta com a afixação de banners nas unidades de saúde e com a distribuição de cartazes e folhetos informativos.

Para o desenvolvimento dessas atividades, são treinados anualmente mais de 20.000 profissionais de saúde da rede pública de atendimento no município de São Paulo.

Somente com o envolvimento e participação de todos, alcançaremos o objetivo de estar mais próximos da eliminação da Hanseníase.

 

Tabela 1. Nº de casos suspeitos e confirmados nas Campanhas de Hanseníase, Município de São Paulo, 2013 a 2023 

 

FONTE: PLANILHAS DE CAMPANHA DO PROGRAMA MUNICIPAL DE CONTROLE DE HANSENÍASE/DVE/COVISA

* Em 2018 não houve campanha

Tabela 2. Nº de profissionais treinados por CRS nas Campanhas de Hanseníase, Município de São Paulo, 2013 a 2023. 

 FONTE: PLANILHAS DE CAMPANHA DO PROGRAMA DE CONTROLE DE HANSENÍASE/DVE/COVISA