Janeiro Roxo 2023

Campanha Anual de Combate a Hanseníase

laço na cor roxaEm janeiro de 2023 será realizada a campanha anual de combate à Hanseníase, mês intitulado como “Janeiro Roxo”, para conscientização sobre a doença. Desde 2016 o Ministério da Saúde oficializou o mês de janeiro e a cor roxa para campanhas educativas em todo o país.

O objetivo da campanha é aumentar a detecção precoce de casos, investindo-se na sensibilização dos profissionais de saúde da rede de atenção básica para a suspeição do diagnóstico e na divulgação dos sinais e sintomas para a população, através dos meios de comunicação e distribuição de folder em locais públicos onde aconteça grande circulação de pessoas.

Na cidade de São Paulo, durante todo  o mês da campanha serão desenvolvidas atividades de busca ativa de casos suspeitos em todas as regiões do município, ações educativas junto às comunidades locais e intensificação dos exames de contatos dos pacientes. As atividades contam com material de divulgação como banners, cartazes, além de folders educativos que são distribuídos tanto para os profissionais de saúde quanto para a população, em praças, parques públicos, terminais de transporte urbano, metrô, feiras, parques shoppings.

 

 


SEMANA H


A semana de 16 a 23 de janeiro foi escolhida como a semana “H”, na qual todas as regiões da cidade realizarão eventos em locais públicos de grande circulação, como praças, metrôs, supermercados, visando a divulgação de sinais e sintomas da doença para o maior número de pessoas possível. As pessoas que apresentarem quaisquer sinais e sintomas suspeitos devem procurar a UBS mais próxima de sua residência para avaliação médica. Os casos suspeitos serão encaminhados para confirmação diagnóstica e tratamento em uma das 28 Unidades de Referência de Hanseníase que estão distribuídas estrategicamente no território para facilitar o acesso aos pacientes de toda a cidade. 

Cada região da cidade terá um dia H específico: 

CRS Oeste - 16/01/23

CRS Sudeste - 17/01/23

CRS Leste -18/01/23

CRS Sul - 19/01/23

CRS Centro - 20/01/23

CRS Norte - 23/01/23 


HANSENÍASE


Quanto mais precoce o diagnóstico, menor o risco de transmissão da doença e menores as complicações e sequelas provocadas pelo comprometimento dos nervos periféricos que caracterizam essa patologia.

A Hanseníase é uma doença infecciosa, causada por uma bactéria. É transmissível e atinge, principalmente, a pele e os nervos periféricos como mãos e pés. Quanto mais cedo for diagnosticada, mais eficaz será o tratamento. A transmissão ocorre pelas vias respiratórias (fala, espirro ou tosse), durante o convívio prolongado com o doente sem tratamento. É longo o espaço de tempo entre o contágio e o aparecimento dos sinais da doença. O paciente deixa de transmitir a doença para seus familiares ao iniciar o tratamento medicamentoso.

imagem do folder da hanseniase

O tratamento da hanseníase é realizado por meio de medicamentos que são dispensados gratuitamente nas UR. O paciente deve ir uma vez por mês à unidade. A hanseníase tem cura.
A pessoa que manteve ou mantém contato freqüente com portador da hanseníase, deve procurar uma UBS para avaliação clínica da doença.
Sinais da doença:
• Uma ou mais manchas de cor variada: esbranquiçada, avermelhada ou acastanhada.
• Mancha com perda de sensibilidade, pele seca e queda de pelos.
• Dor, sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e pernas.
• Nódulos (caroços) no corpo, avermelhados e dolorosos.
• Diminuição da força muscular das mãos, pés ou face.
 

Para a lista das Unidades de Referência de Hanseníase do MSP, acesse aqui

 

Saiba mais:

- Hanseníase