PREFEITURA DE SÃO PAULO

CAPACITAÇÃO NA AVALIAÇÃO DO PÓS-COVID NA ATENÇÃO PRIMÁRIA

O curso desenvolvido pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) é voltado para os profissionais de saúde de nível superior das UBSs e demais equipamentos de saúde do município envolvidos nos atendimentos aos pacientes com a síndrome pós-Covid-19

01/09/2022 15h34

O curso “Capacitação na Avaliação do Pós-Covid na Atenção Primária” é destinado aos profissionais da saúde da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS). O objetivo é aprimorar a avaliação de pacientes com sequelas pós-Covid-19, por meio da utilização de escalas e testes relacionados à qualidade de vida, saúde mental, dor, fadiga, dispneia, fragilidade clínica e força muscular.

Ao final do curso, o profissional deverá ser capaz de aplicar e interpretar as escalas de avaliação de status funcional e condição de saúde, utilizando como um dos recursos a modalidade de teleconsulta. Considera-se ainda, que a capacitação possibilitará uma avaliação mais detalhada, tanto na identificação das sequelas, quanto da evolução do tratamento proposto.

A implementação deste aperfeiçoamento foi possível a partir da parceria entre a SMS e a Fundação Zerbini-HCFMUSP, responsável por desenvolver o projeto piloto “Pós COVID-19” junto à Coordenadoria Regional de Saúde Centro. Todo o conteúdo foi desenvolvido a partir do conhecimento científico dos profissionais do HCFMUSP na avaliação e assistência aos pacientes pós-Covid-19.

Formato de videoaulas

A capacitação é oferecida na modalidade EAD por meio de videoaulas assíncronas e disponibilizada na plataforma da Escola de Educação Permanente (EEP) do HCFMUSP. O acesso às aulas, pela plataforma da instituição, é extensivo aos profissionais dos demais equipamentos de saúde da SMS envolvidos na avaliação e tratamento destes pacientes.

A Programação possui carga horária total de três horas e o conteúdo é composto por 13 aulas, divididas em dois módulos: “Pós-Covid e o uso da Teleconsulta” e “Uso de escalas na Teleconsulta”). O profissional, após realizar sua inscrição, terá 3 meses para a conclusão da capacitação.


Módulo 1 – Pós-Covid e o uso da teleconsulta

- Alterações de médio e longo prazo pós-Covid-19: desafios para a reabilitação
- Teleconsulta de triagem de necessidade de saúde após infecção por Covid-19


Módulo 2 - Uso de escalas na Teleconsulta

- Aplicação da escala de avaliação de dispneia (mMRC) em teleconsulta
- Aplicação de status funcional pós-Covid – aplicação da escala PCFS
- Funcional Assessment of Chronic illness Therapy (FACIT-Fadigue)
- Escala de avaliação de qualidade de vida – EQ5D
- Teste Boston para diagnóstico de afasia
- Aplicação da F.O.I.S. (Functional Oral Intake Scale)
- Avaliação de dor: Escala v=Visual Analógica (EVA)
- Medical Research Council Scale (MRC). Hand Grip
- Escala de avaliação de Fragilidade Clínica – CFS
- Escala de avaliação de Risco de Suicídio – CSSRS
- Escala de avaliação de Ansiedade e Depressão – HAD-A e HAD-D

Os equipamentos de Saúde deverão organizar-se internamente para que os profissionais tenham acesso ao curso no horário de trabalho, possibilitando a capacitação e melhoria da qualidade da assistência em saúde aos pacientes pós COVID-19.

Após a conclusão de todas as etapas, será emitido certificado de conclusão pela EEP- HCFMUSP.

Período de inscrições: de 01/09/2022 a 31/01/2023.

Acesse aqui a programação do curso