Resultado do Inquérito Sorológico com estudantes adia volta às aulas na capital

Novo estudo demonstra que 64,4% das crianças e jovens são assintomáticos e 25% moram com pessoas com mais de 60 anos

 A conclusão da primeira etapa do Inquérito Sorológico infantojuvenil na capital revelou que 16,1% dos testes deram positivo para o coronavírus. Com isso, a volta às aulas na rede municipal de ensino foi adiada. É que 25,9% vivem com pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, totalizando aproximadamente 250 mil crianças como vetores de contaminação.

Os assintomáticos são 64,4%, trazendo a mesma carga viral e o alto potencial de disseminação do vírus. O estudo foi realizado com estudantes na faixa etária entre 4 a 14 anos, no período de 6 a 10 de agosto.
Diante dos resultados, a proposta de reforço e retorno às aulas em setembro fica suspensa e a previsão de volta dependerá da análise dos estudos seguintes.

Outros dados importantes identificaram prevalência de 76,7% do uso de máscara e um distanciamento social de 74,1% na cidade de São Paulo, índices que comprovam a importância da adesão a essas medidas como forma eficaz de prevenção ao coronavírus.

A cidade de São Paulo continua em quarentena e prática do distanciamento social. O uso de máscara, a higienização constante das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70% são medidas essenciais para a prevenção da doença.

Sobre o Inquérito Sorológico

O estudo analítico serve como um norte para a atuação da Saúde Pública no enfrentamento da pandemia. Nesse processo foram selecionados para a testagem 6 mil alunos por fase. São 2 mil alunos da pré-escola, 2 mil alunos do ensino fundamental I (1º ao 5º ano) e 2 mil alunos do fundamental II (6º ao 9º ano).

Ao todo a pesquisa contará com 4 fases e testará 24 mil alunos. O responsável pelo aluno assinará o termo de consentimento do estudo para que as amostras sejam coletadas no domicílio.

A seleção foi realizada por meio de amostra aleatória simples dos alunos em cada nível. O sorteio foi realizado na base de dados de alunos matriculados na rede municipal de ensino fornecida pela Secretaria Municipal da Educação.

A amostragem feita por sorteio aleatório na área de abrangência das 472 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e levou em consideração bases do IPTU de 2020, hidrômetros da Sabesp e cadastro da Estratégia Saúde da Família.