Perguntas e Respostas sobre o Novo Coronavírus e os PETS

Navegue por nossa sessão de perguntas e respostas de acordo com o tema de interesse:

Atualizado em 30/04/2020

- Características da doença: sintomas, transmissão, prevenção.

- Que doenças causa

- Os animais podem adoecer por coronavírus?

- Os cachorros ou gatos podem transmitir o novo coronavírus?

- Há vacina para cães ou gatos contra o novo coronavírus (COVID-19)?

- As vacinas contra o coronavírus usadas em animais podem ser aplicadas em humanos?

- Doentes podem ter contato com pets?

- Posso passear com meu cachorro?

- Cuidados com os gatos

- Há testes específicos para animais de estimação?

 Devido a pandemia do novo Coronavírus a Divisão de Vigilância de Zoonoses da Coordenação de Vigilância em Saúde, órgão da Secretaria Municipal de Saúde da cidade de São Paulo, elaborou algumas perguntas e respostas (FAQ) a seguir com o objetivo de sanar as principais dúvidas sobre como isso pode afetar seu convívio com os animais de estimação (pets).

 Esse é um vírus novo e há muitas questões a serem esclarecidas. Portanto estas perguntas e respostas serão atualizadas seguindo novas orientações e informações das autoridades de saúde e pesquisadores.

 Caso você tenha outras dúvidas escreva para zoonoses@prefeitura.sp.gov.br que, do que se conhece sobre a doença, responderemos. Sua dúvida poderá ser incluída neste FAQ.

O QUE SÃO CORONAVÍRUS

Coronavirus é a forma usual de chamar todos os vírus que pertencem a uma família de vírus que tem formato de coroa (daí o nome corona). Portanto, como as famílias de pessoas que tem um mesmo sobrenome, diferentes vírus podem fazer parte desta família e todos são chamados de coronavirus. Assim, o nome correto do novo coronavirus é SARS-Cov2.

Encontre aqui mais informações sobre o Coronavirus.

QUE DOENÇAS O CORONAVÍRUS CAUSA

Cada tipo de coronavirus causa uma doença diferente dependendo da espécie que ele infecta e, até o momento, não existe comprovação de que os coronavirus de uma espécie possam naturalmente causar doenças em outra espécie.

A doença causada pelo vírus SARS-Cov2 (novo coronavirus) é chamada de COVID-19 e, até onde se sabe, acomete humanos que apresentam sinais respiratórios.

Em cães, por exemplo, o coronavirus canino causa uma gastroenterite (diarréia), que dura de 3 a 5 dias e, na maioria dos cães, se resolve espontaneamente.

Nos gatos o coronoavirus felino provoca a Peritonite Infecciosa Felina (PIF), causando um processo inflamatório que debilita o sistema imunológico do animal.

OS ANIMAIS PODEM ADOECER POR CORONAVÍRUS

Os animais domésticos na maioria das vezes adoecem por coronavírus diferentes do novo coronavírus que está causando a pandemia da COVID-19.

Esses coronavirus de animais são conhecidos há bastante tempo e ocorrem em espécies específicas, ou seja, o coronavirus de felinos causa adoecimento em gatos, o coronavirus canino causa adoecimento em cães e assim por diante...

Existem raros relatos de animais de zoológico e de companhia que tiveram contatos com pessoas com COVID-19 e apresentaram a doença, mas NÃO HÁ ATÉ O MOMENTO EVIDÊNCIA ALGUMA QUE ANIMAIS POSSAM TRANSMITIR COVID-19 AO SER HUMANO.

Por isso, se seu animal de estimação aparecer espirrando, tossindo, ou tenha qualquer outro problema de saúde, consulte o Médico Veterinário.

OS CACHORROS OU GATOS PODEM TRANSMITIR O NOVO CORONAVÍRUS?

Até o momento, não há evidências que animais de estimação ou domésticos possam transmir COVID-19 para pessoas, apesar de raros relatos de adoecimento de animais de zoológico e de companhia (cão, gatos, furão e hamster) que tiveram contatos com pessoas com COVID-19.

Desta forma o contato entre pessoas saudáveis e animais não precisa ser restringido, no entanto, deve-se seguir práticas higiênicas normais, como lavagem das mãos antes e após contato com os animais, ao mesmo tempo que os contatos muito próximos de animais com as pessoas doentes devem ser evitados.

Assim como outros objetos (mesas, maçanetas, etc) os animais de estimação podem ter o vírus no corpo (pêlos, patas) quando tem contato com pessoas com COVID-19 ou saem de casa e encostam em locais com o vírus.

HÁ VACINA PARA CÃES OU GATOS CONTRA O NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19)?

Não há vacinas para animais contra a COVID-19.

AS VACINAS CONTRA O CORONAVÍRUS USADAS EM ANIMAIS PODEM SER APLICADAS EM HUMANOS?

A infecção por coronavírus é espécie-específica, então as vacinas utilizadas protegem apenas os animais e não servem para proteger contra a COVID 19.

Portanto, não devemos vacinar humanos ou animais com vacinas que não são feitas para própria espécie, pois isso pode causar problemas sérios de saúde e pode levar à morte em casos de reações graves.

SE EU ESTIVER COM COVID-19 OU COM SINTOMAS DE GRIPE, POSSO TER CONTATO COM MEUS PETS?

Deve-se restringir o contato com animais de estimação enquanto estiver doente com a COVID-19, incluindo acariciar, aconchegar-se, ser beijado ou lambido e compartilhar alimentos.

Os estudos mostram que o vírus da COVID-19 tem um tempo de sobrevivência alto em contato com superfícies, ou seja, se você estiver contaminado e passar a mão no seu pet, outra pessoa passar a mão pode ter contato com o vírus e se contaminar. Assim, pessoas com sintomas ou positivas para COVID-19 devem se isolar de outras pessoas e
dos cães e gatos e outros pets.

Se você precisar cuidar do seu animal de estimação ou ficar perto de animais enquanto estiver doente, lave as mãos antes e depois de interagir com os animais e use uma máscara facial.

Quando possível, peça a outro membro da sua família que cuide dos seus animais enquanto estiver doente com sintomas da COVID-19.

POSSO PASSEAR COM MEU CACHORRO?

Se sua região NÃO estiver sob quarentena absoluta pode, desde que tome precauções: procure lugares menos movimentados e prefira os horários mais tranquilos, evite contato outros animais e pessoas, evite tocar o rosto, lave bem as mãos com água e sabão (ou álcool gel) após retornar para casa.

Agora, se o governo local recomendar ficar em casa, a não ser em casos de absoluta necessidade (ex: para comprar comida ou remédio), o melhor é respeitar a quarentena.

Deve-se lembrar de que o cão pode servir como transportador do vírus para dentro de sua casa, assim como seus sapatos, suas mãos, suas vestimentas, sacolas, bolsa, entre outros.

Durante o passeio o cão estará pisando no chão que pode estar contaminado com o novo coronavírus, bem como evite que outras pessoas acariciem o seu animal. Ao retornar, antes de entrar em casa, higienize muito bem as patas com água e sabão neutro ou produtos veterinários próprios para esse fim, bem como o corpo do animal, sua
coleira e a guia. Não use água sanitária, álcool em gel ou desinfetantes nos pêlos e patas dos animais.

Lembrando que o risco de sair de casa é maior para você, evite sempre sair!

QUAIS CUIDADOS SE DEVE TER COM OS GATOS?

A exemplo dos passeios com os cães, deve-se manter os mesmos cuidados em relação aos gatos.

Mantenha seu gato domiciliado!

HÁ TESTES PARA AVALIAR MEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO?

Não há até o momento nenhum diagnóstico laboratorial específico para os animais.

 

 

Os responsáveis pelos cães e gatos devem cuidar bem de seus animais, especialmente nesse momento de dificuldades e restrição. Eles são ótimas companhias, especialmente nessa fase de isolamento social. Merecem muito carinho, amor, afeto e cuidado.

Não abandone seu animal de estimação por causa da COVID 19, não há nenhum caso em que cães ou gatos transmitiram a doença para os seus tutores até o presente momento. O abandono de animais é crime ambiental (Lei Federal 9605 de 12 fevereiro de 1998).

 

Saiba mais

- Coronavírus

- Perguntas e respostas sobre coronavírus