Dermatofitoses

  

Hifas e macroconídeos de Microsporum canis

 


 

 

O que é?

 

É uma infecção superficial da pele causada por um grupo de fungos denominados Dermatófitos, com capacidade de digerir queratina (presente na pele, unha e cabelo). Atinge o homem, outros mamíferos e aves. Produzem lesões restritas à camada superficial da pele, circunscritas e crônicas, do tipo inflamatória ou eczematosa, popularmente conhecidas como "micose" ou “tinha”.

 

Transmissão

Se transmitem por contato, sendo comuns epidemias em escolas e creches. As espécies encontradas em animais podem ser transmitidas para o homem por contato ou pelo ambiente contaminado com propágulos do fungo (por ex.: solo e tanques de areia em parques, vestiários e banheiros públicos, carpetes, entre outros).

 

Veja também:

 

PROFISSIONAIS:

Diagnóstico laboratorial

·         Isolamento em meio de cultura. Resultado em 30 dia

Envio Correto de Material

Amostras Animais e Humanas

·         Pelos e unhas

·         Lesões de pele

Amostras Ambientais

·         Amostras de solo manejado por crianças e/ou adultos, tais como areia de playgrounds e hortas comunitárias, entre outros.

Conservação/Transporte

·         Pelos e unhas: cortar material com tesoura limpa e acondicionar em frasco limpo com tampa de rosca

·         Lesões de pele: coletar amostra da lesão com swab estéril e acondicionar em meio de transporte (Stuart ou Amies). Enviar ao laboratório em até 3 dias

·         Amostras de solo: Retirar com uma pá a camada superficial do solo (cerca de 5 cm da superfície), coletando-se pequenas quantidades de vários pontos, de modo a ter uma amostra representativa do local suspeito. Acondicionar em recipiente plástico limpo com tampa de rosca

 

 Dengue           Início           Dirofilariose