Dermatofitoses

  

Hifas e macroconídeos de Microsporum canis

 


 

 O que é?

É uma infecção superficial da pele causada por um grupo de fungos denominados dermatófitos, com capacidade de digerir queratina (pele, unha, cabelo). Atinge o homem, outros mamíferos e aves. Produzem lesões restritas à camada superficial da pele, circunscritas e crônicas, do tipo inflamatória ou eczematosa, popularmente conhecidas como "micoses".

 Transmissão

Basicamente se transmitem por contato, sendo comum epidemias em escolas e creches. As espécies encontradas em animais podem ser transmitidas para o homem por contato ou pelo ambiente contaminado com propágulos do fungo (por ex.: solo e tanques de areia em parques, vestiários e banheiros públicos entre outros).

Prevenção

• Em locais públicos, tais como vestiários e banheiros, nunca andar ou tomar banho descalço.
• No caso de animais infectados, tratamento do animal e redução ao mínimo do contato homem-animal até a cura.
• Os ambientes freqüentados por animais infectados estão também contaminados. É importante a higienização cuidadosa de tais ambientes para evitar a reinfecção dos animais tratados ou a transmissão da doença aos animais sadios, e mesmo ao homem.
• Para limpeza de carpetes e tapetes, usar aspirador de pó. No caso de pisos, usar água sanitária na concentração preconizada pelo fabricante para desinfecção.

Veja também:

 

PROFISSIONAIS:

 

 Dengue           Início           Dirofilariose