Quem é o Agente de Endemias

O Agente de Combate a Endemias (ACEs), antigo Agente de Zoonose, é aquele que auxilia nas ações voltadas à Vigilância em Saúde Ambiental. Dentre elas estão as inspeções feitas na sua casa. O agente vai ver se o seu local de moradia é favorável para a infestação de ratos, pombos e morcegos e também os insetos que causam doenças para a sua familia. 

Os ACEs exercem inúmeras ações, buscam soluções de prevenção às doenças, conscientizam e promovem o bem-estar de toda comunidade, se destacando por meio de vínculos estabelecidos de maneira humanizada, garantindo pra diferentes realidades o acesso aos serviços disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde.

 

No Sistema Municipal de Vigilância em Saúde, são responsáveis por atividades cruciais como: ações de prevenção, controle de doenças e agravos à saúde; ações de campo para pesquisa entomológica, cadastramento e atualização da base de imóveis para planejamento e definição de estratégias; utilização de medidas de controle químico, biológico e manejo ambiental, dentre outras.



Deixe o Agente de Combate a Endemias entrar na sua casa!

 

Para você ficar seguro que a pessoa que vai entrar na sua casa é um agente da Prefeitura, tome algumas precauções:

  • Consulte qual UVIS cuida do seu bairro 
  • Verifique se o funcionário está com uniforme e crachá de identificação
  • Se tiver dúvida, ligue para a Central 156 para conferir a identidade do agente de combate à endemias (Escolha a opção 2: Saúde e depois a Opção 3: Animais e depois a Opção:1) informando o nome completo / número do RF (Registro Funcional)
  • Veja as ações que são feitas nas casas