Medidas preventivas
Na realidade não se pode prever a chegada de um enxame e/ou estabelecimento de uma colméia num local. Porém, existem algumas orientações importantes a fim de evitar acidentes.
Em caso de enxame viajante ou colméia instalada:
• Não jogar nenhum produto sobre o enxame ou colméia, como álcool, querosene, água ou inseticida, porque neste caso elas podem se sentir ameaçadas e ferroar;
• Retirar do local ou das proximidades pessoas apavoradas, alérgicas à picada de abelhas, crianças e animais;
• Não bater, ou tocar ou fazer movimentos bruscos e ruidosos próximos à colméia;
• Quando constatada a presença de colmeia/vespeiro instalado em locais que representem risco à saúde da população, entrar em contato com o telefone da Central SP 156, pela internet no Portal de atendimento SP156:, ou nas praças de atendimento das Prefeituras Regionais, para solicitar o atendimento;
• Em caso de reincidência de instalação da colméia no mesmo lugar, deve-se tomar providencias no sentido de eliminar esse abrigo, como, por exemplo, vedar frestas ou buracos por onde elas adentraram, remover materiais inservíveis (caixotes, móveis, pneus, etc) entre outros.
Agravos para a saúde
A abelha que possui ferrão na região posterior do corpo e que serve para inocular veneno é considerada um animal peçonhento. Sua picada pode causar reações alérgicas, cuja gravidade depende da sensibilidade do indivíduo, local e número de picadas, sendo aconselhável procurar atendimento médico em caso de acidente.
Saiba mais sobre Abelhas no link Material Educativo.