Perguntas e respostas

Divisão de Vigilância de Zoonoses

 


PERGUNTAS E RESPOSTAS


Acesse aqui as perguntas respostas dos temas mais solicitados:

- Funcionamento da DVZ

- Animais Sinantrópicos

- Vacinação contra a raiva

- Cadastro de estabelecimentos

- Morcegos


FUNCIONAMENTO DA DVZ


- O que é a Divisão de Vigilância de Zoonoses?

A Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ), no âmbito da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA), é o órgão responsável pelo controle de doenças e agravos transmitidas por animais sinantrópicos e domésticos, através do controle de doenças em cães e gatos com as vacinações permanentes.


ANIMAIS SINANTRÓPICOS


- O que são animais sinantrópicos?

Animais sinantrópicos são aqueles que se adaptaram a viver junto ao homem, a despeito da vontade deste. Diferem dos animais domésticos, os quais o homem cria e cuida com as finalidades de companhia (cães, gatos, pássaros, entre outros), produção de alimentos ou transporte (galinha, boi, cavalo, porcos, entre outros).

Saiba mais sobre os animais sinantrópicos


VACINAÇÃO CONTRA A RAIVA


- Como posso vacinar meu cão/ gato contra raiva?

O município de São Paulo oferece vacinação contra raiva para cães e gatos em Posto Permanente na Divisão de Vigilância de Zoonoses e outros disponibilizados na UVIS.

Acesse aqui a lista de postos de vacinação


CADASTRO DE ESTABELECIMENTOS


- O que é o Cadastro Municipal de Comércio de Animais (CMCA)?

O Cadastro Municipal de Comércio de Animais - CMCA é o registro dos estabelecimentos que realizam criação e venda no varejo de cães e gatos no Município de São Paulo. Quando os estabelecimentos realizarem as atividades de venda e/ou criação de cães e gatos no Município de São Paulo devem realizar o cadastro neste sistema.

O cadastro é destinado para:

- Os estabelecimentos de criação de animais de estimação com a finalidade de venda.

- Os comércios varejistas de animais de estimação vivos para criação doméstica - cães e gatos

Veja mais informações aqui


MORCEGOS


Quais tipos de morcegos vivem na área urbana?

Na área urbana da cidade de São Paulo, como em outros municípios brasileiros existe a presença de morcegos. Os morcegos tem hábitos noturnos e se alimentam principalmente de insetos, frutas, partes florais e néctar de flor.

Onde vivem os morcegos?

Os que se alimentam de insetos vivem abrigados em forros, vãos entre paredes de residências e prédios, caixas de persianas etc.

Os que comem frutas permanecem, durante o dia, pendurados em copas fechadas de árvores e os que se alimentam de néctar de flor, normalmente são encontrados nos porões ou cômodos pouco usados das casas.

Os morcegos hematófagos, que se alimentam de sangue de animais ou humanos, vivem em grandes áreas de mata, e no município de São Paulo podem ser encontrados em locais como a área de proteção ambiental (APA) do Iguatemi, do Carmo, do Bororé, do Capivari-Mono, Parque Anhanguera, Parque da Cantareira, entre outros. Nestes locais os morcegos se alimentam de sangue das espécies silvestres que também habitam estas áreas.

Podemos eliminar os morcegos?

Não. Os morcegos acima citados são mamíferos considerados úteis ao homem e à natureza devendo ser preservados. Além disso, fazem parte da fauna brasileira e, portanto, protegidos pela Lei Federal nº 9605 de fevereiro de 1998. (Lei do Meio Ambiente).

Caso você tenha morcegos se abrigando em sua residência ou esteja se alimentando em árvores frutíferas nas redondezas, abra uma solicitação de SAC para receber orientação técnica especializada.

Em que situação há risco de transmissão de doenças?

Qualquer tipo de morcego, independente de seu hábito alimentar ADOECE E PODE TRANSMITIR A RAIVA.

A transmissão da raiva para pessoas ou animais pode ocorrer no caso de mordedura, arranhadura ou contato direto com o morcego doente.

Em caso de pessoas que adentram áreas de mata à noite, estas podem servir como fonte de alimento para estes animais, com risco de contrair a raiva, além de se exporem a outros riscos.

O que fazer caso encontrar um morcego caído no chão ou que adentrou em sua residência?

Nunca colocar a mão, sem proteção, diretamente no morcego.

Tentar imobilizá-lo colocando sobre ele, um balde, um pano ou uma caixa, e chamar a Divisão de Vigilância de Zoonoses pelo telefone 156. Abrir um SAC de remoção de morcego. Este serviço funciona 24hs.

O que fazer em caso de agressão ou contato direto de pessoas com morcego?

Caso você entrou em contato direto com morcego, foi mordido ou arranhado deverá imediatamente procurar orientação médica nas Unidades de Saúde ou no Instituto Pasteur.


O que fazer em caso de agressão ou contato direto de animais domésticos com morcego?

Caso seu animal entrou em contato direto com morcego, foi mordido ou arranhado você deverá imediatamente levá-lo ao Médico Veterinário ou entrar em contato com o 156 para maiores orientações quanto à vacinação e observação do animal.