Núcleo de vigilância e controle de animais domésticos (NVCAD)

NVCAD

Tem como principal objetivo realizar a vigilância e o controle de animais domésticos de relevância para a saúde pública do município de São Paulo. Conta com dois setores:

  1. Plantão de Triagem, Urgências e Emergências, que realiza atendimento ao Portal 156 com triagem dos casos para remoção de animais domésticos, principalmente cães, gatos e cavalos nas diversas ações de saúde pública, conforme critérios seletivos de risco à saúde; vigilância da raiva e outras zoonoses de interesse em saúde pública em animais suspeitos, castração e devolução ao local de origem (internação temporária);
  2. Setor de Animais Domésticos – SAD que realiza a internação definitiva dos animais quando há disponibilidade de vaga, com manejo e manutenção destes até a destinação final, após a quarentena (período de observação e exames).

Os animais removidos por este Núcleo são identificados com abertura de prontuário, implantação de microchip subcutâneo, vacinação contra a raiva e, quando pertinente à espécie, submetidos à esterilização cirúrgica e coleta de sangue para a vigilância epidemiológica.