Nascidos Vivos (NV) no Municipio de Sao Paulo

  • Nascidos vivos 2007 em diante

    No Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos – SINASC, a partir de 2007, ao selecionar residentes obtém-se as informações relativas ao total de mães residentes no município de São Paulo, independente do município de ocorrência do parto. O Ministério da Saúde disponibilizou em 2009 uma funcionalidade do sistema denominada “retroalimentação” que permite a recuperação das informações de ocorrências em outros municípios, o que tornou possível resgatar informações dos residentes do município de São Paulo retroativas a 2007. Ao selecionar ocorridos obtém-se o total de partos de nascidos vivos no município de São Paulo, independente do município de residência da mãe.

  • Nascidos vivos em domicílio

    Conhecer as características dos partos domiciliares na cidade de São Paulo é importante para a implementação de mudanças nos assistência de assistência à gestação e ao recém-nascido. A literatura mostra alguns fatores de natureza socioeconômica associados ao parto domiciliar acidental: maior frequência de mães sem companheiro, desemprego, baixa escolaridade e elevada paridade e entre as características do recém-nascido, há maior prevalência de baixo peso ao nascer e de gestação pré-termo. Os partos domiciliares planejados assistidas por obstetrizes tiveram menor chance de hospitalização antenatal, menor risco de analgesia regional, de episiotomia e parto instrumental, maior chance de parto vaginal espontâneo, de sensação de controle durante o nascimento e de iniciar o aleitamento materno, segundo a revisão sistemática “Planned hospital birth versus planned home birth” da Biblioteca Cochrane.

  • Nascidos vivos 2003 a 2006

    O sistema SINASC registrava até 2006 somente os nascimentos que ocorreram no município de São Paulo. Portanto, a informação das mulheres residentes no município de São Paulo que se deslocaram para assistência ao parto em outros municípios não consta das bases de dados do período de 2003 a 2006. No Tabnet ao selecionar residentes, as informações são relativas às mães residentes no município de São Paulo que realizaram o parto no próprio município nesse período. Ao selecionar ocorridos obtém-se o total de partos de nascidos vivos no município de São Paulo, independente do município de residência da mãe.