Mortalidade Geral exceto causas externas

Dados provisórios

Nesta opção de tabulação da mortalidade estão disponibilizados dados a partir de 2019. Destaca-se que são dados provisórios e referem-se unicamente às causas naturais de morte. A opção foi criada para permitir monitoramento dos impactos da epidemia de covid-19 na mortalidade em São Paulo com atualização semanal.
O Proaim segue revisando e recodificando os casos suspeitos de covid-19 e declarações de óbito codificadas com incorreções tanto pela utilização de códigos não recomendados, como aplicação incorreta das regras de seleção da causa básica da morte. Os casos suspeitos incorretos em meados de 2021 chegavam a cerca de 10.800. Hoje a base contém cerca de 700 remanescentes, no entanto a necessidade de reaplicação das regras de seleção chega a um volume semelhante. Este trabalho, iniciado no dia 1º de julho de 2021 vai adequar as codificações do Proaim às Orientações do Ministério da Saúde de 11 de maio e de 17 de julho de 2020 sobre covid-19 e as regras de seleção da causa básica da morte segundo a Classificação Internacional de Doenças – 10ª revisão.
As causas externas foram excluídas desta opção de tabulação porque existe um atraso nas investigações que são realizadas pelo Proaim nos IML da capital que se agravaram na pandemia. O Proaim está encaminhando soluções para resolução deste atraso.
Recomenda-se aos usuários e pesquisadores que considerem e mencionem esta condição quando utilizarem os dados, pois eles não representam a versão final do banco de dados destes anos.

Se persistir dúvida entre em contato conosco:

Telefone: (11) 5465-9538

E-mail: proaim@prefeitura.sp.gov.br

Opções de consulta: