PROGRAMA DE APOIO AO PROTETOR INDEPENDENTE – PAPI

Além do serviço de castração gratuita de animais de munícipes, a Prefeitura Municipal de São Paulo oferece ainda esterilização cirúrgica aos animais tutelados por protetores independentes cadastrados, sem limite do número de procedimentos.

O Protetor Independente é um cidadão engajado, altruísta, que sente compaixão pelos animais e defende uma sociedade mais justa. É pessoa física, que resgata cães e/ou gatos abandonados ou em situação de risco, dando assistência necessária e encaminhando para adoção responsável ou devolvendo-os à comunidade em que vivem, no caso de animais comunitários.
 

Relevância do Programa

A redução do número de animais errantes só será possível através do controle reprodutivo, da adoção e da conscientização da sociedade quanto à guarda responsável.

Sem dúvida, atividade que requer esforço e amplo envolvimento do poder público com a sociedade civil.

A atuação do Protetor Independente corrobora com os preceitos que visam à redução de animais abandonados e a Prefeitura Municipal de São Paulo reconhece a importância deste trabalho.
 

Transparência

Agendamentos via sistema, com emissão de protocolo.

O Programa de Apoio ao Protetor Independente constitui parte integrante do Programa Permanente de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos e tem como objetivo principal ampliar a atuação do poder público no controle populacional de cães e gatos errantes, sem tutores ou responsáveis legais, em situação de vulnerabilidade ou abandono por meio do estabelecimento de parceria com protetores independentes cadastrados, residentes e atuantes no município de São Paulo, nos termos da Portaria 239/2023-SMS.G.