População busca atendimento para seus pets
A prefeitura oferece atendimento clínico e cirúrgico aos animais por meio de hospitais veterinários públicos, serviço pioneiro no Brasil, sendo disponibilizadas quatro unidades atualmente. As unidades estão sediadas nas Zonas Leste, Norte, Sul e a mais nova, na Zona Oeste.
O serviço visa atender à população de baixa renda, assistida por programas sociais e é exclusivo aos munícipes residentes na cidade de São Paulo. Os atendimentos são realizados conforme disponibilidade de vaga e com priorização dos casos de Urgência e Emergência, que seguem critérios médicos.
Os hospitais oferecem serviços gratuitos de consultas, cirurgias, exames laboratoriais e internação. No total são oito especialidades: oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, neurologia, oncologia, ortopedia, odontologia e dermatologia.
Informações importantes:
Casos de urgência e emergência* são atendidos durante todo o funcionamento da unidade, sem a necessidade de retirar senhas.
Para casos não emergenciais, consulte o sistema de atendimento da unidade de sua preferência, que está indicado logo abaixo, junto aos endereços.
Horário de funcionamento das unidades: de segunda a sexta-feira, de 7h às 17h. O número de atendimentos diários é limitado.
*a definição dos casos de urgência e emergência segue critérios médicos.
Documentos necessários para o atendimento:
1. Documento de identificação oficial com foto e CPF do responsável pelo animal, que deverá estar presente no dia do atendimento;
2. Comprovante de residência atualizado em nome do responsável pelo animal;
3. Registro Geral do Animal (RGA)
4. Cartão/comprovante de programa social, se houver
O QUE É URGÊNCIA E EMERGÊNCIA?
URGÊNCIA
Pode ser entendida como uma situação clínica ou cirúrgica, SEM RISCO DE MORTE IMINENTE, mas que se não for tratada, pode evoluir para um quadro mais grave.
Exemplos: tumores com feridas, icterícia (animal amarelado) e secreção na região genital, no caso de fêmeas.
EMERGÊNCIA
É tudo que implica RISCO IMINENTE DE MORTE, que deve ser tratado nos primeiros momentos após sua constatação.
Exemplos: atropelamento, hemorragia ativa, convulsão, perda de consciência, falta de ar, quando o gato para de urinar.
ATENÇÃO: casos como dor de ouvido, coceira ou doença de pele, tumores sem sangramento ativo, pequenas feridas ou cortes, claudicação (animal mancando), vômito esporádico, episódio pontual de diarreia, cistite e problema locomotor crônico NÃO SÃO CASOS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA e serão atendidos mediante agendamento.
UNIDADES DE ATENDIMENTO
- Unidade Leste
Av. Salim Farah Maluf, esquina com R. Ulisses Cruz, lado par – Tatuapé
Triagem social obrigatória na recepção
Agendamento presencial de casos não emergenciais todas as terças-feiras, das 14h às 16h
(Não há distribuição de senhas)
Mais informações, consulte aqui
- Unidade Norte
Rua Atílio Piffer, 687 - Casa Verde
Triagem social obrigatória na recepção
Agendamento presencial de casos não emergenciais todas as quartas-feiras, das 14h às 16h
(Não há distribuição de senhas)
Mais informações, consulte aqui
- Unidade Sul
Rua Agostino Togneri, n° 153 – Jurubatuba
Triagem social obrigatória na recepção
Agendamento presencial de casos não emergenciais todas as segundas-feiras, das 14h às 16h
(Não há distribuição de senhas)
Mais informações, consulte aqui
- Unidade Oeste
Av. Professor Orlando Marques de Paiva, 87 – Butantã (USP)
triagem social obrigatória na recepção
Casos não emergenciais são atendidos conforme ordem de chegada, mediante distribuição de senhas, que acontece a partir de 07h, de segunda a sexta-feira. Em breve, por agendamento.
Mural do terceiro Hospital Veterinário Público de São Paulo, criado para atender a uma demanda antiga da população da zona Sul