PREFEITURA DE SÃO PAULO

Rede Mãe Paulistana

Programa da Secretaria Municipal da Saúde

14/06/2023 11h40

A Rede de Proteção à Mãe Paulistana é uma estratégia do SUS que tem como objetivo assistir a gestante durante o ciclo da gravidez, desde as consultas de pré-natal (no mínimo sete), o parto, o puerpério até o segundo ano de vida do bebê.

Esta rede visa um atendimento qualificado e humanizado no pré-natal, nascimento e puerpério através do estímulo às boas práticas baseadas em evidências, propiciando uma experiência segura e gratificante.

Estimulamos a participação do pai no pré-natal e nascimento como forma de fortalecer o cuidado do homem e o aumento do vínculo familiar.

Orientações iniciais

A mulher com suspeita de gravidez deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima à sua residência, trabalho ou escola e realizar o Teste de Gravidez. Se confirmada a gestação, são pedidos alguns exames e imediatamente é feito o cadastro no Programa.

É importante solicitar na Unidade Básica de Saúde o cartão SUS, pois com ele é realizado o acesso aos vários serviços de saúde, inclusive às consultas de pré-natal.

Para obter o cartão SUS é preciso apresentar RG e comprovante de residência para emissão do cartão.

Como funciona para receber o vale-transporte:

A futura mamãe recebe o vale-transporte, se houver necessidade para chegar à Unidade de Saúde para consultas e exames.

Todas as gestantes recebem um cartão da SPTrans, cujos créditos são liberados conforme a necessidade de utilização, após avaliação na consulta médica.

Que exame é feito para confirmar a gravidez?

Teste imunológico de gravidez na urina ou dosagem de β HCG na urina ou no sangue. Confirmada a gestação, devem ser realizados exames de laboratório e de imagem para acompanhar a adequada evolução da gravidez.

Conheça o Protocolo de Pré-Natal (PN) com Risco Habitual (baixo risco)

Que vacinas devem ser aplicadas?

As vacinas são a dT, dTpa, hepatite B e influenza.

Conheça o Calendário de Vacinação para Gestantes e Puérperas


Para todos os recém-nascidos nos hospitais/ maternidades públicas municipais e estaduais

Conheça a Portaria Mãe Paulistana - Em atualização