Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Terça-feira, 26 de Maio de 2009 | Horário: 15:36

Mutirão Permanente de Especialidades da rede hospitalar municipal será ampliado ao completar um ano de funcionamento

Mais de 26 mil pessoas foram atendidas em hospitais municipais. Meta era realizar 2 mil procedimentos entre consultas com especialistas, exames e cirurgias

Ao completar um ano de funcionamento e comemorar a superação da meta inicialmente proposta, o Mutirão Permanente de Especialidades dos hospitais municipais, iniciado em maio do ano passado, ganhará o reforço de mais três hospitais. No total, oito hospitais da Secretaria Municipal da Saúde terão como objetivo realizar mais de 30 mil procedimentos, entre consultas, exames e cirurgias de especialidades ao longo de 2009. A meta deste ano significa uma ampliação de 15% em relação ao número atingido no ano passado.

Em 2008, a SMS conseguiu ampliar o acesso da população às cirurgias eletivas, consultas e exames em mais de 15%. Foram 26,8 mil cirurgias e procedimentos clínicos realizados durante o ano. Participaram os hospitais do Tatuapé, Campo Limpo, Waldomiro de Paula, Ermelino Matarazzo, Pirituba e Tide Setúbal. Neste segundo ano de Mutirão Permanente entram em ação também os hospitais de Cidade Tiradentes, M’Boi Mirim e São Luiz Gonzaga.

Durante o Mutirão, a população atendida contará com assistência integral, que inclui a realização dos exames solicitados (de média e alta complexidade), a entrega de medicamentos e o encaminhamento para internação, se houver necessidade. Os principais beneficiados são os usuários da rede de atenção básica de saúde, que inclui os serviços prestados pelas UBSs e AMAs.

É importante ressaltar que a demanda da rede de atenção básica de saúde, bem como a dos hospitais municipais já vem sendo atendida com baixos índices de espera. O diferencial gerado pelo mutirão é a criação de novas agendas para agilizar ainda mais o atendimento de pacientes em áreas especializadas que estejam aguardando procedimentos ou cirurgias.

“O mutirão continuado otimiza a utilização dos espaços físicos já existentes da saúde municipal”, explica o secretário Januario Montone. “Desta forma, a população terá mais agilidade na realização de cirurgias eletivas, além de consultas e exames com especialistas, sem que seja necessária a criação de novos espaços”, conclui.

CRONOGRAMA:

ETAPA LESTE – MAIO/ JUNHO - Hospital Cidade Tiradentes e Hospital do Tatuapé

ETAPA SUL – JUNHO/ JULHO - Hospital do M Boi Mirim e Hospital do Campo Limpo

ETAPA NORTE – JULHO/ AGOSTO - Hospital São Luiz Gonzaga e Hospital de Pirituba

ETAPA SUDESTE - SETEMBRO/ OUTUBRO - Hospital Inácio Proença de Gouveia

ETAPA CENTRO-OESTE - NOVEMBRO - Hospital Menino Jesus

collections
Galeria de imagens