Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Sexta-feira, 6 de Janeiro de 2023 | Horário: 15:30

Imunização infantil inclui vacina contra febre amarela

A doença viral é transmitida por mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes; vacinação, que ocorre nas UBS e AMA/UBS Integradas, é a melhor maneira de prevenir a enfermidade

Durante a infância as crianças são alvos de diferentes doenças que, se não tratadas, podem levar a óbito prematuro. A febre amarela é uma infecção extremamente agressiva ao sistema imunológico infantil, mas pode ser evitada com doses de vacinas. Na capital, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), seguindo o Programa Municipal de Imunização (PMI), imuniza os bebês aos nove meses e aos quatro anos de idade contra a enfermidade, além dos adultos com uma dose única.

A febre amarela é uma doença viral infecciosa aguda que apresenta dois ciclos, o silvestre e o urbano. A transmissão ocorre pela picada de mosquitos infectados das espécies Haemagogus, Sabethes (ciclo silvestre) e Aedes Aegypti (ciclo urbano). O último caso de febre amarela urbana no Brasil foi em 1942; desde então, somente a transmissão pelo ciclo silvestre é observada. Importante destacar que não há transmissão pessoa a pessoa ou do macaco para o ser humano. Desde a epidemia de febre amarela silvestre ocorrida na capital em 2018, o município passou a ser área de recomendação vacinal.

Os primeiros sinais da doença aparecem repentinamente e o paciente apresenta febre, cansaço, calafrio, dor de cabeça e muscular, náuseas, vômitos e duram cerca de três dias. No entanto, há episódios que evoluem de forma mais grave que inclui pele e olhos amarelados (por isso o nome febre amarela), além de urina escura, dores no abdômen acompanhadas de vômitos e sangramentos.

Prevenção

Para evitar a reurbanização da transmissão pelo Aedes Aegypti é necessário diminuir proliferação do mosquito, cuja fêmea deposita os ovos em recipientes com água limpa e parada. Para diminuir o número de criadouros do inseto, é importante tomar cuidados como evitar o acúmulo de água em pneus, garrafas, lata e outros recipientes, manter as caixas d’água devidamente tampadas, eliminar os pratos dos vasos de planta, lavar e trocar a água de bebedouro de aves e animais domésticos, manter as piscinas tratadas ou cobertas com lona bem esticada e manter as calhas limpas.

Contudo, a melhor maneira de prevenir a febre amarela é por meio da vacinação, disponível nas 470 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital e Assistências Médicas Ambulatorial (AMA)/UBS Integradas, de segunda à sexta, das 7h às 19h.

Em caso de sintoma de febre amarela, consulte o endereço de uma das UBS na plataforma Busca Saúde.

collections
Galeria de imagens