Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Terça-feira, 14 de Novembro de 2017 | Horário: 10:42

Postos volantes atendem moradores do entorno do Parque Ecológico do Tietê

Agentes Comunitários de Saúde fazem ação casa a casa para indicar pontos de vacinação para moradores da área de abrangência da ação

Agentes comunitários da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estarão nesta segunda (13) e terça-feira (14) nos bairros Jardim Francisco e Piratininga, localizados no entorno do Parque Ecológico do Tietê, para informar os moradores sobre a vacinação preventiva contra a febre amarela. A ação será concentrada nesta quarta-feira (15), das 8h às 17h, em seis postos volantes para atendimento exclusivo dos moradores abordados pelos agentes comunitários de saúde. A estimativa é aplicar 11 mil doses da vacina neste trecho da zona Leste da capital.

A medida preventiva foi anunciada na última sexta-feira (10) após exames laboratoriais confirmarem que um macaco morto no parque teve resultado positivo para febre amarela. O primata foi localizado em Cajamar, região metropolitana, e chegou doente ao Centro de Recuperação de Animais Silvestres do parque.

Cabe ressaltar que o primata permaneceu todo o tempo em uma sala de recuperação de animais, isolada por telas tipo mosquiteiras nas janelas, não havendo, portanto, circulação do animal nas dependências do parque. Além disso, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realiza monitoramento entomológico do parque desde abril deste ano e não foram encontrados os mosquitos Haemagogus e Sabethes, transmissores da febre amarela silvestre.

O parque foi fechado temporariamente ao público de forma preventiva e a vacinação contra a febre amarela continua a ser realizada nas unidades de referência da região apenas para as pessoas que forem viajar para áreas com recomendação de vacinação contra a febre amarela.

 

collections
Galeria de imagens