Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Quarta-feira, 25 de Outubro de 2017 | Horário: 11:07

Mais 19 UBS da zona Norte passam a vacinar de forma preventiva contra febre amarela

Ampliação da rede de imunização é gradativa e deverá atingir 33 unidades da região; 63,6 mil doses já foram aplicadas na região Norte

A partir desta quarta-feira (25), mais 19 Unidades Básicas de Saúde (UBS) entrarão no cronograma da vacinação preventiva contra a febre amarela na zona Norte da capital paulista. A expansão será feita gradualmente ao longo da semana e será somada às unidades que já iniciaram a imunização desde sábado (21). Assim, a partir desta quarta, 27 postos passarão a aplicar a vacinação.

Até esta terça-feira (24), foram vacinadas 63.679 pessoas: foram aplicadas 38.684 doses no Distrito Anhanguera – onde a vacinação preventiva começou em 11 de setembro – e outras 24.995 pessoas na região do Horto Florestal e Parque Estadual da Cantareira foram imunizadas.

Nesta quarta-feira, outras unidades da zona Norte também passam a realizar a vacinação – confira lista e endereços abaixo. As ações serão retomadas também com um posto volante na associação de bairro da Vila Amélia, que fica na rua Tomé Afonso de Moura, 345.

“Não há motivo para pânico ou corrida às unidades de saúde. A ampliação de outras unidades será gradativa e toda população da zona Norte deverá ser imunizada. A prioridade, porém, é vacinar quem reside em até 500 metros no entorno do Parque do Horto", diz Wilson Pollara, secretário municipal da Saúde de São Paulo. A segunda fase compreenderá o raio de 1.000 (mil) metros do Horto Florestal.

A extensão do horário de funcionamento das unidades também está em estudo e deverá acontecer de acordo com as necessidades de cada região, com divulgação específica à população local, inclusive, eventualmente, com abertura de unidades aos sábados e domingos.

A ampliação da vacinação se deu após um macaco do tipo Bugio ter sido encontrado morto no Parque do Horto e os exames sorológicos e histoquímico das amostras do primata terem confirmado, na última sexta-feira (20), a presença do vírus da febre amarela.

"Não houve na capital registro de casos em humanos autóctones, mas apenas casos importados, isto é, pessoas que foram contaminadas em outros municípios ou mesmo em outros estados e desenvolveram a doença em São Paulo. Portanto, a ação é preventiva e prioritária para a região onde foi encontrado o primata não humano contaminado por febre amarela”, ressalta Maria Lígia Nerger, coordenadora do programa municipal de imunização da capital.

A vacinação seguirá até que todo o público-alvo esteja imunizado e as ações de rotina seguirão nas unidades que normalmente já realizam vacinação para a febre amarela: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/unidades_de_referencia_vacinacao_febre_amarela_alterado5_baixa_07_03_2017_1488908226.pdf

A dose não está indicada para gestantes, mulheres amamentando crianças com até 6 meses e pessoas imunodeprimidas, como pacientes em tratamento quimioterápico, radioterápico ou com corticoides em doses elevadas (portadores de Lúpus, por exemplo). Em caso de dúvida, é importante consultar o médico.

Fechamento de parques

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) decidiu fechar, a partir desta quarta-feira, o Parque Anhanguera como medida preventiva após primata do tipo sagui ter sido encontrado morto e com os primeiros resultados laboratoriais confirmados para febre amarela. Apesar de ainda ser necessário o resultado do exame histoquímico, a pasta adotou a medida e também realizará recomendação de não utilização dos parques lineares Canivete e Córrego do Bispo (em implantação) por tempo indeterminado.

É de extrema importância lembrar que os primatas não são transmissores do vírus. Os verdadeiros vetores são os mosquitos Haemagogus e Sabethes. Os primatas estão sendo monitorados e notificados pela Divisão de Fauna (DEPAVE-3) da SVMA.

A Divisão de Fauna da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) só receberá animais silvestres de munícipes na unidade do Parque Ibirapuera, localizada na Av. IV Centenário, portão 7A, segundas às sextas-feiras, das 7h às 17h.

Serviço:

Vacinação contra febre amarela

Horário: das 8h às 18h

1. UBS/AMA Jardim Peri – Av. Peri Rochetti, 914 – Jd. Peri
2. UBS Horto Florestal – R. Luis Carlos Gentile de Laet, 603, esquina com rua do Horto, 603 – Horto Florestal
3. UBS Dona Mariquinha Sciascia – R. Dr. José Vicente, 39 –Tremembé
4. UBS Vila Dionísia – R. Chen Ferraz Falcão, 50, Vila Dionísia
5. UBS Lauzane Paulista – R. Valorbe, 80
6. UBS Vila Aurora – R. Jean Buff, 126
7. UBS Conjunto Ipesp – Av. Profª. Virgilia Rodrigues Alves de Carvalho Pinto, 555
8. UBS Wamberto Dias Costa – R. Paulo César, 60
9. UBS Jardim Rosinha – R. Dalva de Oliveira, 82 – Morro Doce
10. UBS Morada do Sol – R. Assis Brasil, 31, esquina com Pça. Luiz Vaz de Camões – Sol Nascente
11. UBS Morro Doce - R. Alberto Calix, 55 – Jd. Canaã
12. AMA/UBS Parque Anhanguera – R. Pierre Renoir, 100 – Via Anhanguera Km 24,5 – Jd. Britânia
13. UBS/PSF Alpes do Jaraguá – Alameda das Limeiras, 46
14. AMA/UBS Integrada City Jaraguá – Estrada de Taipas, 1648
15. AMA/UBS Integrada Elísio Teixeira Leite – R. João Amado Coutinho, 400
16. UBS/PSF Jardim Panamericano – R. Barra da Forquilha, 38 F
17. UBS/PSF Jardim Rincão – R. Arroio da Palma, 67
18. UBS/PSF União das Vilas de Taipas - Av. Elísio Teixeira Leite, 7.703
19. UBS Recanto dos Humildes – Av. Pavão, 36A
20. UBS Vila Caiuba – R. Presidente Vargas, s/n

Horário: das 9h às 18h

21. UBS Jardim Arapuã – R Hum, 19
22. UBS Jardim Fontalis – R. Antonio Picarollo, 41
23. UBS/ESF Jardim das Pedras – R. Clóvis Salgado, 220
24. UBS Jardim Flor de Maio - Av. Nova Paulista, 561
25. UBS Jardim Joamar – R. Adalto Bezerra Delgado, 230
26. UBS Dr. Osvaldo Marçal – R. Antonio Joaqui de Oliveira, 220
27. UBS Vila Nova Galvão – R. Alpheu Luiz Gasparinni, 116

collections
Galeria de imagens