Saúde retoma as atividades do projeto Se Liga em celebração ao mês da mulher

Testagem e aconselhamento para HIV e sífilis serão realizados em parceria com a Via Quatro, Via Mobilidade e Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC)

Durante a segunda quinzena de março, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, por meio da Coordenadoria de IST/Aids, retoma as atividades extramuros do projeto “Se Liga!” e vai realizar ações de testagem e aconselhamento ao HIV e outras ISTs, além de distribuição de insumos (preservativos internos e externos gel lubrificante) em estações de trem e metrô, Museu da Imigração e outros pontos da cidade.

Em parceria com a Via Mobilidade e Via Quatro, a equipe da Coordenadoria de IST/Aids, por três quartas-feiras seguidas (16, 23 e 30/03), das 10h às 16h, realizará testagem para HIV e sífilis nas estações Ceasa (Linha 9 – Esmeralda da CPTM), Vila das Beleza (Linha 5 – Lilás do Metrô) e São Paulo Morumbi (Linha 4 – Amarela do Metrô), respectivamente. As ações também compõem o quadro de atividades planejadas pelas empresas, para o mês da mulher.

Com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, a equipe da Coordenadoria de IST/Aids dará apoio às atividades voltadas para as mulheres migrantes, organizadas pela Coordenação de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente (CPMigTD).

No dia 26 de março (sábado), das 09h às 16h, na EMEFM Vereador Antônio Sampaio, localizada na Rua Voluntários da Pátria, 733, em Santana, haverá testagem para HIV e sífilis, distribuição de insumos durante o Mutirão de Serviços para Mulher Migrante.

Já no dia 27 (domingo), haverá distribuição de insumos e roda de conversa e aconselhamento para HIV e outras ISTs, das 14h às 17h, na EMEF Prof. Idêmia de Godoy, que fica na Rua Andes, 807, em Guaianases. Finalizando a programação, no dia 31 de março (quinta-feira), no Museu da Imigração, haverá o evento “Migração e gênero”, no qual a equipe realizará testagem para HIV e distribuição de insumos. O Museu da Imigração fica na Rua Visconde de Parnaíba, 1316, na Mooca.

“Retomar nossas ações extramuros, especialmente no mês das mulheres, nos deixa muito felizes. Aos poucos, vamos voltando com força total com nossas atividades e parcerias que visam um objetivo principal: levar prevenção para onde estão as populações mais vulneráveis ao HIV e outras ISTs, em dias e horários alternativos”, explica Cristina Abbate, coordenadora da Coordenadoria de IST/Aids.

As ações marcam a retomada do projeto “Se Liga”, que ficou suspenso por conta do agravamento da pandemia da COVID-19. Este projeto é uma iniciativa da Coordenadoria de IST/Aids, que promove atividades de testagem e prevenção ao longo do território da capital paulista. Além da programação já informada, as ações oferecerão ainda autoteste para HIV e folhetos explicativos.