Capital aplica mais de 26 mil doses no Dia V de Multivacinação

Objetivo é atualizar a situação vacinal e reduzir a incidência de doenças imunopreveníveis; campanha se estende até 28 de outubro

O Dia V de Multivacinação promovido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) neste sábado (16), foi concluído com 26.430 doses aplicadas em crianças e adolescentes de 0 a 15 anos de idade. Foram 3.126 doses em crianças com até 12 meses, 11.409, de 1 a 4 anos e 11.895, de 5 a 14 anos. No total, foram imunizadas 12.670 pessoas, sendo 1.328 crianças com até 12 meses, 3.201, de 1 a 4 anos, e 8.141, de 5 a 14 anos.

Desde o início da campanha de multivacinação, em 1º de outubro, já foram aplicadas 177.866 doses, sendo: 73.233 em crianças com até 12 meses, 68.420, de 1 a 4 anos, e 36.213, de 5 a 14 anos.

As 469 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município funcionaram até as 19h deste sábado para imunizar crianças e adolescentes. A ação tem como objetivo atualizar a caderneta do público infantojuvenil, aumentar as coberturas vacinais e diminuir a incidência das doenças imunopreveníveis, como difteria, coqueluche, poliomielite, sarampo, caxumba, meningite meningocócica, entre outras.

As vacinas contempladas na campanha de multivacinação são: BCG, hepatites A e B, poliomielite, rotavírus, pentavalente (DTP+Hib+HB), pneumocócica, meningocócicas C e ACWY, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, HPV e difteria tétano. Pais ou responsáveis por crianças e adolescentes de 0 a 15 anos podem procurar uma das 469 UBSs para que eles recebam ou atualizem os imunizantes.

Para o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, os paulistanos entendem que se vacinar é uma das formas de proteção contra tantas doenças. “A gestão municipal tem promovido várias estratégias para ampliar a cobertura vacinal na cidade.”

Na avaliação do secretário, o Dia V foi um sucesso, pois, contou com a adesão da população e as equipes das UBSs organizaram inúmeras atividades lúdicas para o acolhimento de mais de 12 mil crianças e adolescentes nos postos de vacinação do município.

A campanha de multivacinação se estende até o próximo dia 28. Por conta da pandemia, será permitido apenas um familiar acompanhando a criança ou adolescente a ser imunizado. Os pais ou acompanhante devem levar, além da caderneta de vacinação, documento com foto de ambos. Caso o cidadão não esteja com sua caderneta, basta apresentar os documentos. Com isso, sua situação vacinal será atualizada.

Mesmo que a caderneta de vacinação esteja completa, a SMS recomenda que os postos sejam procurados. Com o passar dos anos, algumas vacinas são atualizadas e uma nova aplicação é indicada. Um exemplo é a vacina meningocócica ACWY, que está disponível para adolescentes de 11 e 12 anos.

É válido destacar que, com a aplicação da vacina da Pfizer em adolescentes acima de 12 anos contra a Covid-19, dependendo da vacina, não é necessário aguardar o intervalo de 14 dias para participar da campanha de multivacinação.

Os postos de vacinação podem ser consultados na ferramenta Busca Saúde.