UBS Jardim Coimbra ganha reforma e serviço de odontologia

Unidade Básica de Saúde prevê até 960 consultas e 3.360 procedimentos odontológicos mensais

Nesta sexta-feira, 31, a Prefeitura de São Paulo entregará mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS) reformada no município. A UBS Jardim Coimbra, localizada no M’boi Mirim, zona sul da capital, ganhará a implantação de um novo serviço que auxiliará no atendimento à saúde bucal da região. São quatro consultórios odontológicos que receberão pacientes da UBS Jardim Coimbra e, também, da UBS Jardim Caiçara.

#PraCegoVer: Fachada da UBS Jardim Coimbra. Há algumas pessoas na frente da UBS. Essa UBS está pintada nas cores azul e branco.

UBS Jardim Coimbra reformada e entregue para à população 

Fotos: Edson Hatakeyama

No início da operação, o novo espaço contará com uma equipe, formada por um cirurgião-dentista e um auxiliar de saúde bucal (ASB). No mês de outubro, a unidade ganhará mais quatro equipes com oito profissionais, sendo quatro cirurgiões e quatro auxiliares. Ao todo, a capacidade da unidade é para realizar até 960 atendimentos odontológicos por mês e 3.360 procedimentos.

#PraCegoVer: Na foto há uma sala de dentista, com cadeiras e equipamentos odontológicos. É uma sala clara e bem iluminada, as paredes são brancas

Novo serviço deve atender 960 pacientes odontológicos por mês

Além da nova estrutura odontológica, a UBS Jardim Coimbra passou por uma grande reforma para oferecer mais conforto e atendimento de qualidade à população. Foram realizadas manutenções na estrutura predial, parte hidráulica, elétrica e ambiência do andar inferior da unidade. Os trabalhos realizados custaram aproximadamente R$200 mil.

#PraCegoVer: Sala de espera da UBS Jardim Coimbra. Na foto há um banco com quatro espaços para sentar. É uma sala clara e bem iluminada, as paredes são brancas, e em uma delas, há a foto de uma dentista escovando os dentes de uma criança.

A reforma foi pensada para o conforto da população

Entre os anos de 2017 e 2020, a região do M’boi Mirim teve sua operação de saúde bucal ampliada em 27 equipes, aumentando de 42 para 69 equipes. Com esta entrega, a cobertura de atendimento odontológico chega a 85% no bairro.

A UBS Jardim Coimbra conta atualmente com 104 colaboradores e possui uma estrutura física com 41 salas, que variam entre consultórios, sala de medicação, farmácia, sala de vacina, sala de curativos, entre outras. Por mês, são realizadas em média 2.912 consultas médicas, 1.092 consultas de enfermagem, além de 8.400 visitas realizadas pelos Agentes Comunitários de Saúde em residências.

A UBS Jardim Coimbra está localizada na Estrada do M’boi Mirim, 3.301, zona sul da capital. Seu horário de funcionamento é das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira.