Estações da CPTM passam a oferecer camisinhas gratuitas

Preservativos estão disponíveis em quatro estações localizadas na zona Leste da capital paulista

Por Thiago Pássaro

As camisinhas distribuídas gratuitamente pela Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS-SP), por meio do Programa Municipal de DST/Aids (PM DST/Aids), agora também podem ser encontradas em quatro estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM): Guaianases, da Linha 11-Coral, São Miguel Paulista, Engenheiro Goulart e Jardim Helena – Vila Mara, da Linha 12-Safira, todas localizadas na zona Leste da capital paulista.

Um display, com capacidade de mais de 14 mil preservativos, foi instalado em cada uma das paradas de trem. O objetivo é ampliar o acesso a esses insumos de prevenção, conforme explicou a coordenadora do PM DST/Aids, Cristina Abbate. “Para além das unidades de saúde, também disponibilizamos as camisinhas nos terminais de ônibus municipais, em estações do metrô, em estabelecimentos de entretenimento adulto e em ações de campo. Tudo isso para que a prevenção ao HIV e às outras infecções sexualmente transmissíveis, as ISTs, esteja onde as pessoas estão”.

A disponibilização das camisinhas na CPTM acontece depois do sucesso da oferta dos preservativos nas 36 estações do metrô. A parceria começou em abril de 2018, quando a estação República, da linha 4-Amarela, deu início ao projeto piloto. Desde então, os preservativos já chegaram a todas as estações das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, bem com em nove paradas das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. Nesses dois anos e meio de parceria, mais de 23 milhões de camisinhas já foram distribuídas, das quais quase seis milhões só em 2020.

Confira abaixo a linha do tempo das camisinhas no sistema metroferroviário de São Paulo:

ABRIL/2018: Início da parceria, com a disponibilização das camisinhas na estação República da linha 4-Amarela.

MAIO/2018: Expansão para as estações Pinheiros e Butantã da linha 4-Amarela.

AGOSTO/2018: Expansão para as estações Luz, Higienópolis-Mackenzie e Fradique Coutinho da linha 4-Amarela. Neste mesmo mês, houve a implantação dos dispensadores em 12 estações da Linha 5-Lilás (Capão Redondo até Moema – Campo Belo ainda não estava aberta).

OUTUBRO/2018: Os displays de preservativos chegaram à Paulista, Faria Lima e Oscar Freire, da linha 4-Amarela, e AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin, da linha 5-Lilás.

DEZEMBRO/2018: Estação São Paulo-Morumbi, da linha 4-Amarela, completou a lista de todas as paradas da linha com camisinha. Em alusão à campanha do Dia Mundial de Luta Contra Aids, a estação República, da linha 3-Vermelha do metrô, recebeu um display, que permanece até hoje.

MAIO/2019: Estação Campo Belo, da linha 5-Lilás, completou a lista de todas as paradas da linha com camisinha.

JULHO/2019: Camisinhas chegam a sete estações das linhas administradas pela Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô): Jabaquara, Tucuruvi, Paraíso, Consolação, Tamanduateí, Brás e Tatuapé.

Leia mais:

Prefeitura distribuiu mais de 20 milhões de camisinhas em dois anos de parceria com o metrô

Distribuição de camisinhas no metrô completa 1 ano com mais de 6 milhões de unidades ofertadas

Saúde distribuiu 4 milhões de camisinhas no metrô de São Paulo em 2018

Linha 5-Lilás do Metrô disponibilizará camisinhas gratuitas a partir desta terça-feira (21)