Cidade de São Paulo reduz em 80% o tempo de início do tratamento do HIV

Resultado de novos protocolos adotados nos últimos quatro anos pela Secretaria Municipal da Saúde, reduziu para 23 dias a média entre o diagnóstico e o início do tratamento em 2020

Por Thiago Pássaro

#PraCegoVer: Banner de fundo roxo, com desenho de quatro remédios. Há a seguinte frase na imagem "Tempo médio de início da terapia antirretroviral (TARV) cai 80% entre 2016 e 2020 na cidade de São Paulo"

São Paulo tem mais uma conquista no enfrentamento da Aids. A cidade reduziu a média do tempo para o início do tratamento para pessoas diagnosticadas com HIV de 116 dias, em 2016, para 23 dias, em 2020. A terapia antirretroviral (TARV), tratamento para quem tem o vírus causador da aids, tem agora um tempo 80% menos de espera. “Esse resultado é fruto da implantação de uma série de iniciativas nesses quatro anos, mudanças de fluxos de trabalho na Rede Municipal Especializada em DST/Aids (RME DST/Aids) da capital paulista, inéditos, inclusive, nacionalmente”, explica a coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids de São Paulo (PM DST/Aids), Cristina Abbate.

Desde o ano passado, os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) em DST/Aids passaram a realizar a primeira consulta para as pessoas recém-diagnosticadas com HIV no próprio CTA e também a dispensar a TARV. Depois, o paciente é encaminhado para acompanhamento no Serviço de Atenção Especializada (SAE) em DST/Aids. O novo processo acelera o início do tratamento na RME DST/Aids.

 

O porcentual de pessoas que iniciam a TARV em até 30 dias também tem aumentado nos últimos quatro anos. Em 2016, 13,8% das pessoas com diagnóstico positivo para o HIV nos serviços municipais especializados em DST/Aids de São Paulo pegaram os seus medicamentos antirretrovirais em até um mês após a realização do teste. Esse percentual era de 25,6%, em 2017, aumentou para 33,7% em 2018, passou a 51,1% em 2019 e foi de 69,2% em abril de 2020.

“O início cada vez mais precoce do tratamento é importante para as pessoas que vivem com HIV/Aids cheguem à carga viral indetectável, quando há baixa quantidade de vírus no sangue, resulta em mais qualidade de vida para esses pacientes e também faz com que o vírus não seja mais transmitido em relações sexuais, desde que a carga viral se mantenha indetectável por pelo menos seis meses, o que implica na manutenção do tratamento”, diz Robinson Fernandes de Camargo, médico e coordenador de assistência do PM DST/Aids.

#PraCegoVer: Banner de fundo roxo com o desenho de três remédios na cor vermelha. Há o seguinte texto "porcentual de pessoas que iniciaram o tratamento de HIV na rede municipal especializada em DST/AIDS de São Paulo em até 30 dias" Também há um gráfico com o número de pacientes que iniciaram o tratamento, entre os anos de 2016 e 2020. 2016: 13,8%. 2017: 25,6%. 2018: 33,7%. 2019: 51,1%. 2020: 69,2%.

Meta 90-90-90
Em dezembro de 2014, o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS) criou a Declaração de Paris, um documento que convida prefeitos e outros líderes municipais a se comprometerem com o fim da epidemia de HIV/Aids no mundo até 2030.

Para isso, a declaração originou a meta 90-90-90, que prevê que 90% das pessoas vivendo com HIV sejam diagnosticadas, 90% destas estejam em tratamento e 90% destas estejam com carga viral indetectável.

A cidade de São Paulo se tornou signatária da Declaração de Paris em 2015 e reforçou seu compromisso em 2018, quando o Prefeito Bruno Covas assinou o documento Declaração de Paris para o enfrentamento do HIV/AIDS na capital paulista.

Dessas três metas, a capital paulista já alcançou a terceira e está prestes a bater as duas primeiras. Atualmente, há cerca de 45 mil pessoas vivendo com HIV/Aids em seguimento nos SAEs paulistanos. Desse total, mais de 95% dos pacientes em uso de TARV estão com a carga viral indetectável.

#PraCegoVer: Banner de fundo roxo, com dois remédios na cor vermelha. Há o seguinte texto: "O início precoce do tratamento faz com que as pessoas vivendo com HIV ganhem mais qualidade de vida e cheguem ao I=I, que significa Indetectável = Intransmissível"