Carnaval 2020: Alternativa de urgência para prevenção do HIV está disponível em São Paulo

A Profilaxia Pós-Exposição (PEP) deve ser iniciada em até 72 horas após a situação de risco de exposição ao HIV

#PraCegoVer: Banner de fundo roxo com uma máscara de Carnaval colorida à esquerda. Ao lado direito há um laço vermelho. Ao centro há o texto Camisinha na Folia.
Se neste Carnaval a camisinha saiu, rompeu ou não foi utilizada, existe uma alternativa de urgência para se prevenir ao HIV: a Profilaxia Pós-Exposição (PEP). Para isso, é preciso ir a uma das 60 unidades de saúde municiais que fornecem gratuitamente essa tecnologia. A PEP deve ser iniciada em até 72 horas após a exposição ao risco, preferencialmente nas duas horas depois do ocorrido.

O procedimento consiste em tomar, durante 28 dias, medicamentos antirretrovirais para proteger o organismo do HIV. A PEP também indicada para casos de violência sexual e acidentes de trabalho com material biológico.

“O SUS disponibiliza mais esta forma de prevenção ao HIV também para relações sexuais consensuais mas que, por algum motivo, a camisinha não foi utilizada ou apresentou algum problema”, explica Cristina Abbate, coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids, órgão da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo. “A PEP só protege do HIV, por isso os preservativos continuam sendo importantes para evitar as outras infecções sexualmente transmissíveis e mesmo a gravidez não planejada”, completa.

Para garantir um possível aumento na procura durante o carnaval, o estoque de medicamento foi reforçado em todas as unidades municipais de saúde que realizam a PEP, em especial naquelas 36 com atendimento 24 horas.

Os endereços dos locais em que a profilaxia está disponível, bem como informações complementares, podem visto no aplicativo para celulares TánaMão.

Baixe o aplicativo TánaMão para iOS

Baixe o aplicativo TánaMão para Android

Acesse o site do PM DST/Aids sobre a PEP

Camisinha na Folia
A SMS realiza a 19ª edição da campanha “Camisinha na Folia”, com ações antes, durante e no pós-carnaval da cidade de São Paulo em 2020. As atividades tiveram início ainda em janeiro, acompanhando ensaios de escolas de samba, e se encerram no dia 1º de março. Durante todo período serão disponibilizados gratuitamente 2 milhões de preservativos aos foliões, em diversos pontos da capital paulista.

Saiba mais:
Carnaval de São Paulo tem distribuição de camisinhas gratuitas em blocos