Prefeitura amplia utilização de Prontuário Eletrônico nas Unidades de Saúde

Software permite inserção dos atendimentos dos usuários contribuindo para uma assistência mais qualificada

A Prefeitura da Cidade de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), dá sequência à implantação do Prontuário Eletrônico nas Unidades de Saúde. Na capital, o recurso está disponível em 103 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e outras 140 estão em processo de implantação. A implantação avança também na assistência hospitalar com 11 hospitais utilizando a nova ferramenta que permite atualização do histórico do paciente, contribuindo para um diagnóstico mais rápido.

Em parceria com o Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (IABAS), até o fim de fevereiro haverá a efetivação do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) em 36 unidades de saúde. O PEP também aprimora a gestão de fluxo de atendimentos na unidade por meio de painel de chamada, fila eletrônica para todos os setores desde o acolhimento até a vacinação. Além disso, é integrado a sistemas como os do laboratório, imagem, financeiro, estoque, entre outros e funciona padronizado de acordo com o perfil da unidade.

#PraCegoVer: a foto registra a mesa da recepção da UBS República, onde é possível visualizar duas telas de computadores. Em uma das telas há o registro da fila de espera e em outra, o formulário do prontuário eletrônico em exibição.

Foto: Edson Hatakeyama

 

O recurso destinado à modernização dos sistemas das unidades é remanescente do Contrato de Gestão (CG) do IABAS com SMS.

A execução do prontuário eletrônico nos serviços da rede de Atenção Básica de Saúde está prevista nas metas e objetivos estratégicos do eixo Inovação do Programa de Metas 2019-2020, da administração municipal. A modernização do sistema é gradativa e deve chegar a 100% da meta ao final de 2020.