Virada da Saúde começa neste domingo (7) na capital paulista

Parque do Ibirapuera recebe a abertura da 5ª edição do evento a partir das 10h; outras regiões do município receberão atividades de promoção à saúde entre os dias 8 e 14 de abril

O Parque do Ibirapuera, na zona Sul da cidade de São Paulo, recebe neste domingo (7), data que celebra o Dia Mundial da Saúde, o evento de abertura da 5ª edição da Virada da Saúde. A ação é realizada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) com objetivo de conscientizar a população sobre o impacto positivo de hábitos saudáveis na qualidade de vida e na prevenção de doenças.

As atividades da abertura estão previstas para começar às 10h na Arena de Eventos, ao lado do Museu Afro (portão 10). Das 10h às 15h, as 18 tendas da SMS vão desenvolver atividades com foco na promoção à saúde, que vão desde a realização de teste rápido de HIV e vacinação contra a febre amarela até orientação sobre alimentação saudável, importância da aferição da pressão arterial e do controle da glicemia.

Também haverá aplicação da técnica de auriculoterapia, método não invasivo que trabalha o microssistema localizado na orelha e é utilizado para alívio de dores em geral, estresse, ansiedade, insônia e harmonização dos órgãos internos. A auriculoterapia é uma das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) oferecidas em Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade.

“Mais do que tratar doenças, é fundamental que a saúde pública foque em ações de prevenção, como a Virada da Saúde, que apresenta de forma lúdica e educativa os benefícios de incluir a alimentação balanceada e atividade física e de bem-estar no dia a dia”, afirmou o secretário municipal da saúde, Edson Aparecido.

Além das tendas, a abertura da Virada da Saúde contará também com apresentações de práticas como Taichi Pai Lin, ioga, alongamento, capoeira, samba zook e zumba.

Confira a programação completa da Virada da Saúde e das Viradinhas da Saúde, que ocorrerão em todas as seis Coordenadorias Regionais de Saúde neste link. O encerramento da Virada da Saúde será no dia 14/4, no Parque do Carmo.

Abertura da Virada da Saúde
Quando: domingo (7/4)
Horário: 10h às 15h
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, portão 10 (Museu Afro)