UBS Jardim Magdalena promove torneio que une esporte e educação em saúde

Para participar do projeto “Gol de Placa”, meninos e meninas entre 9 e 13 anos deviam estar com a carteirinha de vacina em dia

Por Dayane Teodoro

Pelo terceiro ano consecutivo a Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Magdalena, no Capão Redondo, região Sul, realizou o campeonato de futsal intitulado “Gol de Placa” que une a prática de esporte, educação, saúde e promove a integração social.

Organizado pela equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF) da UBS, em parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Maria Rita Lopes Pontes - Irmã Dulce, a competição reuniu, entre os dias 8 e 11 de janeiro, 60 jovens na faixa etária de 9 a 13 anos, que moram na região de abrangência da UBS.

A ação promove boas práticas de saúde fora do ambiente físico da unidade, além de proporcionar diversão para quem não viajou no período de férias escolares.

O auxiliar de enfermagem da unidade, Thiago de Sales Bessoni explicou os critérios para participação. “Para ser inscrever e participar dos jogos, as crianças apresentaram a carteirinha de vacina em dia.”

Entusiasmada ao assistir os jogos, Simone de Oliveira Silva, mãe do pequeno Eduardo, disse que para ela, ver o filho de 9 anos participando pela primeira vez do campeonato foi uma rica experiência. “Esse é um programa legal, que estimula e incentiva as crianças. Ele está gostando bastante e interagindo com as crianças daqui do bairro que ele não tinha muito contato”, afirmou.

Valéria Santos, mãe de Kauan, participante das três edições do torneio, também aprova a iniciativa. “É excelente porque o incentiva. Ele já faz escolinha de futebol, mas nessa época está em férias de tudo, da escola... é uma ocupação e um lazer para ele nas férias. E a gente consegue acompanhar, assistir.”

Organização do torneio

No primeiro dia de atividade (8/01), houve o escalamento dos times, os jovens participaram de uma espécie de “pré-temporada” com avaliação médica e física, orientação sobre saúde bucal e receberam a aplicação de vacina contra o HPV, que previne contra infecções provocadas pelo vírus do papiloma humano, causador de verruga genital e de vários tipos de câncer, entre eles, o câncer de colo do útero. Eles também assistiram a uma palestra sobre mercado de trabalho.

Já nos dias 9, 10 e 11 aconteceram as disputas. No total, foram realizadas 48 partidas e os vencedores foram premiados com troféus e medalhas: terceiro lugar (Liverpool), segundo lugar (Manchester City) e primeiro Lugar (PSG).

Nos três dias de torneio, além de Thiago Bessoni, também estiveram presentes na organização e supervisão das partidas, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) Gabriel Alves, Emerson Oliveira e Antonio Carlos e também o Agente de Promoção Ambiental (APA) Alex Carvalho.

A UBS Jardim Magdalena fica na rua Vitoriano Palhares, 221- Jardim Amália- Capão Redondo e é gerenciada pela Organização Social (OS) CEJAM .