PREFEITURA DE SÃO PAULO

Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV completa 1 ano no SUS da cidade de São Paulo

Mais de 1.400 pessoas já fazem uso da tecnologia de prevenção ao vírus da aids na capital paulista

16/01/2019 18h40

Por Thiago Pássaro

Imagine contar com uma prevenção extra ao HIV, para além da camisinha. Esse é um dos objetivos da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP, na sigla em inglês). Para isso, é preciso tomar todos os dias um comprimido antirretroviral, no mesmo modo que é feito com a pílula anticoncepcional para evitar uma gravidez não planejada. E no próximo dia 18, a PrEP completa um ano sendo ofertada gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade de São Paulo.

“A PrEP é uma importante tecnologia de prevenção ao HIV, principalmente para as pessoas que se colocam mais frequentemente em situação de vulnerabilidade de infecção, como não usar a camisinha em todas as relações sexuais”, diz Cristina Abbate, coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids (PM DST/Aids), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo.

No SUS, a PrEP é indicada pelo Ministério da Saúde justamente para pessoas que estão mais vulneráveis à infecção do vírus, como gays e outros homens que fazem sexo com homens, travestis e transexuais, profissionais do sexo e casais sorodiferentes – quando um dos parceiros vive com HIV e o outro não.

Atualmente, 1.403 pessoas fazem uso da PrEP na cidade de São Paulo. A profilaxia está disponível em onze serviços de saúde, pertencentes à Rede Municipal Especializada (RME) em infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)/Aids de São Paulo: Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Santo Amaro, Serviço de Assistência Especializada (SAE) Cidade Dutra, CTA Pirituba, SAE Butantã, SAE Fidélis Ribeiro, CTA São Miguel, CTA Dr. Sérgio Arouca – Itaim, CTA São Mateus, SAE Ceci, SAE Herbert de Souza (Betinho) e SAE Penha.

“Iniciamos a PrEP em janeiro do ano passado em cinco unidades. Em outubro, ampliamos para mais seis serviços, totalizando os 11 atuais. O planejamento é que, até o final de 2019, todas as 26 unidades da Rede Municipal Especializada em ISTs/Aids contem com a PrEP”, afirma Abbate.

Os endereços dos serviços e mais informações podem ser obtidas no site: prefeitura.sp.gov.br/dstaids/prep.

Prevenção Combinada
A PrEP é mais uma tecnologia que integra a chamada Prevenção Combinada. Trata-se de uma série de formas de prevenção ao HIV que podem ser unidas, como a camisinha, a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), testagem, diagnóstico, tratamento, redução de danos a usuários de drogas e imunização. A ideia é que a própria pessoa escolha a melhor forma de prevenção de acordo com suas necessidades e desejos, sempre com o auxílio e orientação de um profissional da saúde.