Alergias podem se intensificar na primavera

Coordenadora da área técnica da saúde da criança e do adolescente responde às perguntas sobre doenças que aparecem com frequência nessa época do ano

Por Laura Yoko

Com a chegada da primavera, algumas doenças alérgicas começam a aparecer. São as chamadas alergias sazonais que aparecem em determinadas épocas do ano. Nesta estação, pessoas com doenças alérgicas devem ter cuidados redobrados para evitar possíveis crises respiratórias, que podem ser desencadeadas por pólens e desabrochar das flores ou gramíneas. Outro exemplo é o vírus da catapora, que se torna mais ativo com o aumento da temperatura.

Com o objetivo de alertar a população à prevenção e diminuir as ocorrências, a coordenadora da área técnica da saúde da criança e do adolescente da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Athene Maria de Marco França Mauro, responde as principais dúvidas em relação às alergias.

Portal SMS - O que são alergias?
Dra. Athene - São respostas inadequadas e exageradas do mecanismo de defesa do nosso organismo contra substâncias normalmente inofensivas.

Portal SMS - Como elas aparecem?
Dra. Athene - Existem alguns fatores facilitadores das manifestações alérgicas. O primeiro é a herança genética, ou seja, a propensão para desenvolvimento de determinado tipo de alergia. Outro fator importante é o ambiental – a casa e todos os ambientes (exterior e interior); por último, o estilo de vida praticado pelo indivíduo ou pela população de forma geral.

Portal SMS - Como a mudança climática pode interferir no aparecimento dessas doenças?
Dra. Athene - Mudanças de temperatura, maior ou menor umidade, frio ou calor intenso, estão relacionados ao aumento de problemas respiratórios, especialmente em crianças e idosos. Não porque os doentes são alérgicos às mudanças de temperatura, mas porque essas alterações, sobretudo para o frio, funcionam como estímulos irritativos, causando tosse, chiado, crises de espirros, obstrução nasal entre outros.
Outra causa de reações alérgicas são os esporos de mofo que surgem em maior quantidade quando o tempo está úmido.

Portal SMS - Quais os principais sintomas da rinite alérgica?
Dra. Athene - A rinite alérgica tem como sintomas mais comuns a coceira e a obstrução nasal, o espirro e a coriza.

Portal SMS - Quais são os cuidados que uma pessoa com rinite alérgica deve tomar?
Dra. Athene - A maioria das pessoas diagnosticadas com rinite alérgica é sensível a um ácaro comum, presente na poeira domiciliar. Ele está presente nos colchões, travesseiros, móveis, cortinas, tapetes, bichos de pelúcia, pois gostam de ambientes quentes e úmidos, sem muita iluminação. Para limpeza de casa, o ideal é usar um pano úmido e produtos de limpeza sem cheiro. Durante os dias mais secos, tomar banho com água não muito quente e não demorado, pelo menos, uma vez ao dia.

O quarto deve ser fácil de limpar, arejado e sem itens que acumulem pó, como cortinas, almofadas, tapetes, bichos de pelúcia e estantes ou locais que acumulem brinquedos, enfeites e livros. As roupas de cama devem ser lavadas com frequência e o colchão e travesseiros devem ser expostos ao sol.

Portal SMS - Quais os sintomas da conjuntivite?

Dra. Athene - A conjuntivite alérgica apresenta olhos vermelhos, lacrimejamento, sensibilidade à luz e coceira ocular. O ideal é manter a higiene das mãos.

Portal SMS - O número de ocorrências de catapora aumenta nessa época do ano. Como evitá-la?
Dra. Athene - Historicamente, doenças altamente contagiosas como catapora aumentavam nos meses de setembro a dezembro. A adoção da vacinação contra a catapora (varicela) é a forma de prevenção da doença. A partir de um ano de idade, a criança já pode tomar a vacina da catapora e, no calendário nacional de vacinação, ela é aplicada aos 15 meses de idade e é conhecida como tetra viral, que previne sarampo, rubéola, caxumba e varicela.

Para mais informações sobre vacinas, clique aqui.