Inquérito de Saúde do Município de São Paulo (ISA Capital) aponta que 56,7% dos paulistanos adultos apresentam excesso de peso

Desse total, 20,5% foram diagnosticados com obesidade

Por Keyla Santos

Em 11 de outubro comemora-se o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade. Esta data tem o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção dessa doença que cresce a cada dia. A Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde, de 2017, apontou que 18,9% dos brasileiros estão obesos e que 54% estão com excesso de peso. A cidade de São Paulo reflete o cenário nacional. De acordo com dados do último levantamento realizado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), intitulado Inquérito de Saúde do Município de São Paulo (ISA Capital 2015), entre os paulistanos adultos 56,7% apresentam excesso de peso, desses, 20,5% foram diagnosticados com obesidade.

Segundo a nutricionista responsável pela área técnica de Saúde Nutricional de SMS, Daniela Wenzel, crianças em idades cada vez mais precoces são acometidas pela doença. “Preocupada com este cenário, a área da Saúde Nutricional, da SMS, trabalha na construção da vigilância alimentar e nutricional da população do município de São Paulo atendida pelo SUS, para todas as faixas etárias. Dessa forma, é possível monitorar o estado nutricional, seja para o sobrepeso ou obesidade, como para desnutrição, carências alimentares e outros agravos nutricionais. Sendo assim, a depender do diagnóstico é possível verificar a extensão e o efetivo impacto das políticas públicas”, disse Daniela.

Com o intuito de controlar ou até mesmo reduzir esse quadro, a SMS atua em várias frentes, ofertando atendimento para saúde nutricional, tanto em consultas como em ações de promoção da saúde em equipamentos como unidades básicas de saúde (UBS), Centro de Convivência e Cooperativa (Cecco), Hospitais Dia, Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e em hospitais municipais.

Riscos à saúde

De acordo com a nutricionista Daniela Wenzel, o excesso de peso e a obesidade podem acarretar vários riscos à saúde da população. “Alguns (prejuízos) envolvem distúrbios não fatais, embora comprometam seriamente a qualidade de vida, até o risco de morte prematura”, disse.

Entre os exemplos de riscos à saúde que essas doenças podem ocasionar, estão acidente vascular cerebral, apneia do sono, fertilidade reduzida em homens e mulheres, hipertensão arterial, diabetes, dislipidemias, doenças cardiovasculares, aterosclerose; pelo menos treze tipos de cânceres, entre eles mama, útero, próstata e intestino; doenças pulmonares, problemas ortopédicos, além de prejuízos mentais, sociais, econômicos, entre outros.

Porta de entrada

Para reverter o quadro de obesidade e excesso de peso, os munícipes podem procurar sua UBS de referência para avaliação, acompanhamento e tratamento individualizado pelo profissional nutricionista, além de participar das atividades de educação alimentar nutricional, desenvolvidas nas unidades.

Entre os programas ofertados pela SMS é possível citar: Programa de Saúde Nutricional, que visa o atendimento a pessoas com agravos nutricionais ou patologias associadas; Programa Municipal Nutri+Ação e o Programa Federal Saúde na Escola, ambos voltados para o controle do sobrepeso e da obesidade de escolares da rede pública municipal de ensino; Projeto Consciência Alimentar visa sensibilizar e informar a população para a necessidade de uma alimentação adequada e saudável; Programa Intersecretarial da Primeira Infância visa promover o desenvolvimento integral da primeira infância com foco em crianças de zero a seis anos, tendo em suas ações prioritárias o controle da obesidade infantil; e o Programa de Monitoramento do Estado Nutricional, que visa realizar a Vigilância Alimentar e Nutricional da população de forma a monitorar o padrão alimentar e o estado nutricional dos indivíduos atendidos pelo SUS.

“Melhora do bem-estar físico, mental e aumento da autoestima”

 

Meire de Souza Barreto, de 33 anos, decidiu mudar de vida e, como primeiro passo, procurou a UBS Vila Pirituba, da Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Norte, para fazer a avaliação de saúde e assim dar início ao acompanhamento nutricional. Em dois anos de acompanhamento conseguiu eliminar dez quilos e, além da perda de peso, teve vários benefícios em outros aspectos de sua vida.
 

“A principal mudança de hábito na esfera física foi a caminhada de 40 minutos, cinco vezes por semana. Na esfera alimentar, cortei doces, refrigerantes e introduzi pão integral. Na esfera psicológica, descobri o foco e consegui reduzir a ansiedade em 90%. Logo, senti melhora do bem-estar físico, mental e aumento da autoestima”, disse Meire.

 

 

 

 

 

"A disposição e o humor melhoraram bastante"


 

Iris Rodrigues dos Passos Lungov, de 44 anos, há três meses participa do Grupo Peso Saudável, no CECCO Mooca, da CRS Sudeste. Ao longo desse tempo, já conseguiu deixar de ingerir alimentos que não fazem bem à saúde e introduziu outros mais saudáveis, também mudou as combinações e proporções.
 

“Já tinha uma boa alimentação, mas as orientações fizeram a diferença. Hoje me sinto melhor. A disposição e o humor melhoraram bastante”, afirmou Iris, que eliminou três quilos. "Perdi pouco, mas estou ciente de que o mais importante é criar o hábito, do que a perda rápida de peso", finalizou.

 

 

 

 

 

 

Olhar especial para os colaboradores da prefeitura

            Foto: Edson Hatakeyama

Há quatro semanas estão sendo realizados, no Espaço Multiuso da SMS, os encontros do Programa Hábitos Saudáveis. O programa conta com uma equipe interdisciplinar que visa alertar os servidores sobre os riscos da obesidade. A equipe é composta por profissionais de diversas coordenadorias, como a nutricionista do Cecco Mooca, Maura Marcia Boccato Cora Maselli que, nessa quarta-feira (10), falou sobre rotulagem dos alimentos industrializados.

Além de orientações nutricionais, também há meditação. O grupo em andamento conta com 30 inscritos. A previsão é de que no próximo ano sejam abertas inscrições para a formação de uma nova turma.