UBS Encosta Norte recebe equipe para atendimento à Saúde Bucal

Localizada na zona Leste, a unidade conta com cirurgiões dentistas e deve contemplar até 40 mil moradores da região

A Prefeitura de São Paulo entregou nesta quinta-feira (4) o novo equipamento de Saúde Bucal da Unidade Básica de Saúde (UBS) Encosta Norte, localizada no bairro do Itaim Paulista, zona Leste. A unidade passou a contar com o serviço e com uma equipe composta por quatro cirurgiões dentistas e quatro auxiliares de saúde bucal (ASB).

"A partir de hoje esta UBS passa a contar com quatro cadeiras odontológicas, que atendem 60 pessoas por dia nesta região, que não tinha esse tipo de serviço", afirmou o prefeito Bruno Covas.

Além das consultas, procedimentos, atendimento de urgência e emergência, os profissionais vão realizar ações coletivas nas escolas da região, com ensino da escovação dental, aplicação tópica de flúor e diagnósticos por Raio-X.

Todo tratamento odontológico da Atenção Básica é realizado pela equipe de Saúde Bucal e, havendo a necessidade de assistência especializada, o paciente é encaminhado para um Centro Especializado de Odontologia da região.

“É importante observar que o novo serviço é um aliado dos cuidados da saúde geral dos pacientes. Cuidar da saúde bucal previne doenças e reflete, diretamente, na qualidade de vida das pessoas”, destaca o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido.

Sobre a UBS Encosta Norte

Administrada em parceria com a Organização Social de Saúde Santa Marcelina, a UBS Encosta Norte está instalada em área ampla de 300 m² de construção. A unidade é equipada com salas para acolhimento, medicação, aplicação de curativo, inalação, vacinação, esterilização e expurgo. O local tem consultórios médicos, de enfermagem e odontológico e atende às normas de acessibilidade, permitindo a locomoção de usuários com deficiência e mobilidade reduzida.

A unidade conta com dez médicos clínicos, sete pediatras, três ginecologistas, seis enfermeiros e 13 agentes comunitários de saúde, além de uma equipe de apoio à Saúde Mental composta por psiquiatra, terapeuta ocupacional e psicólogo, sendo referência para as UBSs e Serviços de Rede de Atendimento de Saúde Mental aos distritos Itaim Paulista e Vila Curuçá.

Imagens para download

Foto 1 | Foto 2 | Foto 3 | Foto 4 | Foto 5 | Foto 6 | Foto 7 | Foto 8