Grupo de teatro da UBS Parque Novo Mundo I é conhecido mundialmente por suas ações

O grupo teatral formado por Profissionais de Saúde leva a experiência dos palcos para a comunidade com esquetes que abordam temas sociais

Por Tainá Arruda

A saúde é um tema frequentemente debatido, porém, muitas vezes a mensagem não é captada pelas pessoas por falta de interesse ou oportunidade. Pensando nas necessidades da comunidade, a unidade básica de saúde (UBS) Parque Novo Mundo I, da Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Norte, criou o grupo de teatro “Agente tem talento” para tratar de assuntos sociais e da saúde. O grupo foi premiado na 4ª Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica e Saúde da Família em Brasília, em 2014 e a UBS foi incluída, este ano, como unidade apoiadora do Aleitamento Materno na World Alliance For Breasfeeding (WABA).

Em homenagem à população nordestina da comunidade, o grupo realizou uma intervenção sobre o Aleitamento Materno, usando a manifestação cultural festiva conhecida como Folia de Reis.

Segundo o gerente da unidade, Ricardo Cordeiro, a função do grupo teatral é fortalecer as ações de saúde através do instrumento de cultura, usando o teatro e a linguagem cultural para divulgar e promover as ações dentro do território. “O grupo é aberto, fazemos apresentações nas casas de cultura, escolas e em nossa unidade. Sempre fazemos uma divulgação prévia para o público.”, afirma Ricardo.
Para a assistente social do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), atriz e responsável pela criação de roteiros para as peças, Maria Lúcia Saloti, também conhecida como Malu, a participação dos profissionais que atuam na unidade é essencial para ajudar a adaptar a linguagem das pessoas atendidas por eles diariamente. “Nós utilizamos o teatro como instrumento de transformação social e vejo que o grupo não precisa ser formado para fazer um esquete (peça) e passar o recado que queremos de uma forma mais lúdica”, disse Malu.

Gurpo formado por agentes de saúde, funcionários e atores, posam em frente à UBS Parque Novo Mundo I

Agente Tem Talento

Criado em 2012, o grupo “Agente Tem Talento”, inicialmente formado por agentes de saúde, hoje é formado também por profissionais e equipes que atuam na unidade.

Em 2014 o grupo foi premiado na 4ª Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica e Saúde da Família em Brasília, que deu visibilidade e reconhecimento às gestões estratégicas e participativas no Sistema Único de Saúde (SUS).

Este ano, a UBS Parque Novo Mundo I teve a sua inclusão internacional como unidade apoiadora do Aleitamento Materno na World Alliance For Breasfeeding (WABA) — e está sendo vista mundialmente por suas ações em fortalecimento ao Aleitamento Materno.

“É gratificante ver o quanto estamos sendo reconhecidos no Brasil e mundialmente pelo nosso trabalho que começou sem experiência”, completa a enfermeira da UBS e criadora do grupo, Janaina Guilhermina de Alcântara, sobre o reconhecimento internacional do trabalho.
As apresentações são temáticas e ocorrem nas salas de espera da unidade de saúde, ou em locais pré-agendados.