Programação diversificada marca Viradinhas da Saúde na zona Norte de SP

Meu Bloco na Rua, oficinas temáticas, SUSgirls, unidades móveis de Saúde Bucal, testagem rápida de HIV e Centro de Cidadania LGBT Norte foram algumas das atrações do evento em 2018

Por Luana Amorim

A Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Norte realizou cinco Viradinhas da Saúde no período de 9 a 13 abril. Os eventos foram realizados pelas Supervisões Técnicas de Saúde (STS) da região, com o objetivo de promover a saúde, a cultura, o bem-estar, o lazer e a prevenção, com uma programação ampla para a população local e diversos serviços.

“Trazer a prevenção para o foco das ações é importante para mostrar que saúde não é só doença; e também promover atividades de saúde e alegria, porque não existe saúde sem felicidade”, afirma Márcia Janota, gerente da UBS/AMA Vila Barbosa, que participou da organização do evento Casa Verde, Freguesia do Ó e Brasilândia.

Adriana Martins, 44 anos frequentadora do Parque do Trote, aprovou a experiência: “Sempre venho ao parque, mas hoje é um dia especial, uma espécie de ‘tempo pra gente’. Também achei muito importante essa questão da conscientização e prevenção às doenças. Porque muitas vezes ficamos apenas só nos exames de rotina, e essas coisas precisam ser ditas. Fora toda essa animação que traz muita alegria para gente. É muito bom, adorei”, garante Adriana, que participou da Viradinha da Saúde Vila Maria/Vila Guilherme.

No mesmo período, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) realizaram, no próprio local, atividades especiais, como práticas integrativas, grupos de tabagismo e até mesmo um minitorneio de futebol.

A prevenção bucal fez parte de todas as viradinhas, com a entrega de kits de higiene, avaliação e orientação aos usuários.

Para o médico e coordenador regional de saúde Norte, José Mauro Del Roio Correa, “as Viradas da Saúde podem ser consideradas eventos exitosos por sua organização, por serem bem recebidas tanto por funcionários quanto pela população, e por conscientizarem da importância da prevenção à saúde”.

Atrações das STS Casa Verde/Freguesia do Ó/Brasilândia

A Fábrica de Cultura recebeu a Viradinha da Saúde no último dia 9 de abril. No evento, houve diversas ações, como orientações sobre diabetes e hipertensão, prevenção da saúde do idoso, doenças sexualmente transmissíveis, alertas sobre os perigos da automedicação e apresentações teatrais e danças.

Fundado há seis anos, o grupo Meu Bloco na Rua que conta hoje com cerca de vinte integrantes e desde 2014 faz parte da programação oficial do carnaval paulista também fez parte do evento.

No último sábado (14), foi a vez do programa “AMA te Ama” abordar a prevenção como mais um elo do cuidado com a saúde da comunidade.

E, ainda no sábado, a unidade móvel de testagem do Programa Municipal DST/AIDS realizou teste rápido de HIV e Sífilis e distribuiu preservativos, das 10h às 17h. Oito profissionais das equipes da UVIS Casa Verde/Cachoeirinha e UBS/AMA Jardim Peri atenderam mais de 50 pessoas.

Atrações da STS Santana / Jaçanã

Na última sexta-feira (13), o palco da Viradinha da STS Santana/Jaçanã foi o CEU Jaçanã. Foram oferecidas diversas atividades como zumba, dança circular e oficinas de bate-papo para tirar dúvidas sobre tuberculose, hanseníase e hepatites.

A STS de Santana/Jaçanã apostou nas oficinas temáticas. Durante o evento foram realizadas as seguintes oficinas fixas, com a participação do PAVS: “Sal de Ervas”; “Pulmão Artificial”; “Jardim Afetivo”; e “Árvore dos Sonhos”.

Atrações da STS Perus

A programação da STS Perus aconteceu ao ar livre, na sexta-feira (13). Na lista de atividades, destacam-se palestras sobre alimentação saudável, sobre Aedes aegypitus e arboviroses, e sobre prevenção de câncer ginecológico, além disso, roda de conversa versando sobre a prevenção da violência contra a mulher, teatro e muita dança completaram a programação.

A Viradinha teve como parceiro o grupo Projeto Bem-Me-Quer, uma entidade civil, de caráter filantrópico, que oferece proteção às pessoas vivendo com HIV/AIDS e hepatites virais, aos seus familiares e à comunidade em situação de vulnerabilidade social.

O SUSdance marcou presença com uma apresentação de dança contemporânea das meninas do SUSgirls.

Atrações da STS Pirituba

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) de Pirituba realizou na sexta-feira a Viradinha da região. Além de apresentações de coral, teatro e dança, a unidade móvel de Saúde Bucal ofereceu exame e orientações sobre prevenção do câncer de boca; já a unidade móvel de testagem do Programa Municipal DST/ AIDS realizou teste rápido de HIV e hepatite C e distribuiu preservativos.

Atrações da STS Vila Maria / Vila Guilherme

A Viradinha da STS Vila Maria/Vila Guilherme aconteceu ao ar livre na sexta-feira no Parque Vila Guilherme/Trote com yoga, exercício de bioenergética, xiang gong, alongamento e pilates. Vale ressaltar a participação da unidade móvel do Centro de Cidadania LGBT Norte que forneceu orientações sobre sexualidade e informações a respeito do trabalho desenvolvido pelo Centro de Cidadania LGBT.

Semana da Saúde

Entre os dias 9 e 13 de abril, as Unidades Básicas de Saúde também cumpriram uma programação interna, com ações especiais para a semana da Virada da Saúde, incluindo coleta de Papanicolau, palestras sobre arbovirose e sobre violência contra o idoso, orientações sobre saúde bucal, aferição de PA, testes rápidos, orientações ao tabagismo, e diversas práticas integrativas.