Abertura da Virada da Saúde 2018 acontece no sábado (7) no Ibirapuera

Evento terá atividades gratuitas para conscientizar da importância de levar uma vida saudável; ações continuam acontecendo em toda cidade até o próximo dia 15

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo promoveu, neste sábado (7), no Parque do Ibirapuera, na zona Sul, a abertura da 4ª edição da Virada da Saúde, evento previsto pela lei municipal 16.085/2014 e que celebra o Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia 7 de abril.

Estruturadas em quatro eixos principais (médico-assistencial, bem-estar, cultura e educação), as ações têm foco na prevenção, na promoção à saúde e na qualidade de vida. O evento começa às 10 horas deste sábado, com oficinas, exposições, testes de saúde, dança, teatro, shows gratuitos, entre outras atrações.

"Despertar no público o desejo de adotar um estilo de vida mais saudável, aproximar a população do tema saúde, promover a saúde em múltiplos espaços da cidade, e construir um ambiente saudável e sustentável para todos são alguns dos objetivos que justificam e consagram a promoção da Virada da Saúde", declara Wilson Pollara, secretário municipal da saúde de São Paulo.

Durante toda a semana (9 a 13 de abril), o Instituto Suel realizará, na Câmara Municipal de São Paulo (CMSP), testes de acuidade visual, tonometria de sopro (mede a pressão intraocular) e avaliação em lâmpada de fenda com médico oftalmologista para identificar possíveis doenças oculares. A CMSP fica no Viaduto Jacareí, 100.


"Viradinhas"

Além da abertura do evento, neste sábado já tem início as "Viradinhas" da Saúde. Até o próximo dia 15, as cinco coordenadorias regionais de Saúde (Norte, Sul, Leste, Oeste e Sudeste), além dos hospitais da Autarquia Hospitalar Municipal (AHM) e o Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) realizam as "Viradinhas" da Saúde.

São ações de conscientização de saúde com a distribuição de panfletos educativos; ações de prevenção propriamente dita, como testatens de glicemia, hepatite, ISTs, etc; vacinação, além de diversas atividades físicas e lúdicas.

Confira a programação das viradinhas aqui.

Programação Viradinha da Saúde Oeste

Programação Viradinha da Saúde Leste

Programação Viradinha da Saúde Sul

Programação Viradinha da Saúde Norte

Programação Viradinha da Saúde Sudeste

Programação Viradinha da Autarquia Hospitalar Municipal (AHM)

Programação Viradinha do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM)

 

Programação da Abertura

• Abertura
• Dança Cigana (Grupo CECCO de Perus)
• Dança Circular (Grupo CECCO de Perus)
• Lian Gong (CRS Centro)
• Tai-Chi (CRS Centro)
• Meu Bloco na Rua - Apresentação musical CECCO FÓ
• Atração musical: Banda Venna
• Alongamento (CAPS AD III Jd. Ângela)
• Zumba (UBS Vila Calu)
• Lambazouk
• Peça teatral: “Marília Gabriela cover”
• Ritmos / Zumba (UBS Laçapé)

Confira as demais atividades do sábado

Atendimento da carreta do CIES: Serão distribuídas 100 senhas, para teste de acuidade visual, cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC), teste de glicemia e teste de colesterol.

Testes rápidos de DST/AIDS: No caminhão de testagem, serão oferecidos testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite C, de forma sigilosa, rápida e segura. Além disso, serão oferecidas orientações sobre as infecções sexualmente transmissíveis e distribuídos gratuitamente camisinhas masculinas, femininas e gel lubrificante.

Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa): Oferece, entre outros, vacinação contra a febre amarela e orientação à população sobre hanseníase, para sensibilizar o público da importância do diagnóstico precoce para o tratamento e cura.
Para ajudar a combater a violência e acidentes, disponibiliza banners e folders com orientação técnica a respeito da exploração sexual de crianças e adolescentes; e, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), o tema é “Exploração Sexual e Como Denunciar”.

Área Técnica de Doenças e Agravos Não Transmissíveis / Área de Saúde Nutricional/AB/SMS: Promoverá a divulgação do “Novo Guia Alimentar para a População Brasileira”; orientação e distribuição de folder com os 10 passos para alimentação saudável; e jogo sobre alimentação saudável voltado para o público infantil e familiares: tabuleiro de chão, material cedido pelo CrNutri/FSP/USP.

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu): Profissionais do Samu-SP vão ensinar ao público as manobras da ressuscitação cardiopulmonar (RCP), para mostrar como salvar vidas e prestar socorro em caso de parada cardíaca, com o uso de manequim; a ambulância será aberta à visitação. Também o projeto “Amigos do Samu” pretende sensibilizar a população sobre a importância e os objetivos do Samu, a forma correta de utilizar o serviço e os riscos do trote.

Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ): Vacinação contra a raiva; exposição da fauna sinantrópica; RGA (Registro Geral Animal); jogo de tabuleiro, com o tema Posse Responsável/Animais Sinantrópicos; exposição de fotos de cães para adoção e cachorros para interagir com os munícipes, conduzidos por um funcionário.

CRS Centro: Dentro das Práticas Integrativas e Complementares (PICS), oferecerá auriculoterapia – terapia, que consiste em estimular pontos específicos da orelha com agulhas, sementes de mostarda, objetos metálicos ou magnéticos, para aliviar dores ou tratar diversos problemas físicos ou psicológicos.

A equipe do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) oferecerá oficina de Mandalas, que ensina a confeccionar o objeto que representa o universo com lã e palitos de madeira.

CRS Oeste: Unidade Móvel de Odontologia, que tem a mesma estrutura e recursos de exames de um consultório fixo, para serviço de avaliação bucal, orientação e encaminhamento para tratamento, caso necessário.

CRS Sudeste: Oferecerá oficina de cisterna, para ensinar a construir o equipamento e o seu modo de funcionamento, a cargo do PAVS Sudeste; e informações sobre os Mitos e Verdades sobre Amamentação, a cargo de profissionais da Casa de Parto Sapopemba, que oferece assistência às mulheres que desejam um parto normal e mais humanizado.

Serviço
4ª edição da Virada da Saúde

Abertura- sábado (7), das 10h às 16h
Onde: Parque do Ibirapuera, portão 10
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral - Vila Mariana