Virada da Saúde Sudeste destaca a inclusão social e a prevenção

Mais de mil pessoas participaram da Virada da Saúde Sudeste que teve como foco a inclusão social e a reabilitação

Por Rosângela Rosendo

No jardim com árvores e mudas, agentes de saúde, pacientes e enfermeiras posam para a foto.

Cerca de 1200 pessoas conferiram as atividades de saúde promovidas pela Virada da Saúde da Coordenadoria Regional de Saúde Sudeste, no último dia 06 de abril. O evento ocorreu no Centro Especializado de Reabilitação IV (CER) Flávio Giannotti, dentro do Hospital Dia Rede Hora Certa Ipiranga. Este ano, além de comemorar o Dia Mundial da Saúde e reafirmar a importância de adotar hábitos saudáveis para manter o bem-estar do corpo e da mente, a viradinha Sudeste ressaltou a inclusão social e a reabilitação. Para isso, foram programadas diversas ações para profissionais de saúde e usuários sobre prevenção, qualidade de vida, alimentação saudável e práticas terapêuticas e corporais.

A viradinha ofereceu oficina de Shantalla, massagem de origem indiana para bebês, e uma oficina do óleo aromatizado utilizado durante a técnica. Com a participação de cerca de 40 pessoas, as oficinas foram ministradas por profissionais dos CER Flávio Giannotti, Sapopemba, Vila Mariana e Vila Prudente.

Também foi destaque a oficina de Libras (Língua Brasileira de Sinais), orientada pelo pessoal do CER II Penha, que ressaltou para cerca de 20 profissionais de saúde a importância do uso da linguagem de sinais durante o atendimento de usuários nas unidades. Dentro do eixo de inclusão social e reabilitação, a viradinha promoveu ainda o Mutirão de Prescrição de Cadeiras de Rodas Adaptadas, durante o qual atendeu 54 usuários dos CER e NIR da região, de forma individual e de acordo com suas necessidades.

Jardim Sensorial

À esquerda duas placas da Virada da Saúde. A superior indicando o Jardim sensorial; já a inferior Trilha dos Sentidos. À direita, o jardim sensorial, com uma trilha e plantas nas laterais.Ainda que pudesse adiar as atividades do dia, a chuva não foi suficiente para que as pessoas deixassem de vivenciar uma experiência terapêutica inusitada na Trilha dos Sentidos, durante oficina de vendas no Jardim Sensorial da Virada da Saúde Sudeste.

O jardim foi construído inicialmente para a virada com o objetivo de estimular a percepção sensorial – por meio do tato, olfato e ou audição – de cada visitante, sobretudo dos pacientes com deficiências distintas. A partir daí, o jardim ganhou plantas de aromas, formas e texturas diferentes, que foram cultivadas ao longo de um percurso com pisos de superfícies também variadas.

Segundo os idealizadores do projeto, o jardim, que se tornou legado da viradinha, teve o apoio importante de diversos profissionais dos CERs da região, do Programa Áreas Verdes e Saudáveis (PAVS), usuários do programa Acompanhante da Pessoa com Deficiência (APD), Distrito de Saúde Ipiranga, e parceria das Secretarias Municipais da Pessoa com Deficiência (SMPED), do Verde e Meio Ambiente, Comunicação e da Prefeitura Regional do Ipiranga.
“Além de ser um espaço destinado a atividades terapêuticas do CER, o jardim promoveu uma grande integração entre os diversos serviços de reabilitação que poderá ser empregada na execução de novos projetos na região”, enfatiza Ligia Maria Brunetto Borgianni, interlocutora de Reabilitação da CRS Sudeste.

Saúde sempre interessa!

Já o tema prevenção ficou por conta das orientações sobre vida saudável na Oficina Alimentação Saudável: Leitura de Rótulos e Consumo Consciente do Sal; palestra Prevenção e Qualidade de Vida (Socesp); Estação de Sal e óleo de ervas (PAVS); e Busca ativa e sensibilização sobre os riscos da Tuberculose (SUVIS Sudeste). Juntas as atividades reuniram aproximadamente 250 pessoas.

Outro saldo positivo da viradinha foram as quase 180 avaliações de saúde bucal, realizadas em consultório e na Unidade Odontológica Móvel (UOM) que permaneceu estacionada em frente ao hospital dia. Do lado de fora da unidade, os visitantes ainda puderam conferir o funcionamento de uma viatura do SAMU e fazer teste rápido diagnóstico para HIV e Hepatites B e C. Segundo a equipe de profissionais e auxiliares dos serviços de DST/AIDS da região, foram realizados 225 testes.

A Virada da Sudeste ofereceu também Teatro Infantil sobre Saúde Bucal para os pequenos; vacinação e emissão de Registro Geral Animal (RGA) para cães e gatos, além de muita atividade corporal com a realização de Dança Circular, Dança Sênior e Liang Gong, conduzidos pelo pessoal do Distrito de Saúde Ipiranga, Vila Mariana e CER Sapopemba; que reuniram mais de 200 pessoas.