PREFEITURA DE SÃO PAULO

Coordenadoria Regional de Saúde Centro encerra em grande estilo a terceira edição da Virada da Saúde da SMS tendo como palco a avenida Paulista

O público presente ao encerramento da edição 2017 da Virada da Saúde pôde participar das ações que unem a assistência médica, o bem-estar, a cultura e a educação para conscientizar a população de forma diferenciada e lúdica sobre a importância de se cuidar da saúde em todos os seus aspectos

12/04/2017 15h56

Por Nilson Hernandes
Fotos Edson Hatakeyama

Participantes batem palmas em dança aeróbica na Avenida paulista. Ao fundo, prédios espelhados e um coqueiro.

A avenida Paulista e o Parque Prefeito Mário Covas abrigaram, em 9 de abril, domingo, o encerramento da terceira edição da Virada da Saúde. Com a participação de mais de cem profissionais que atuam na CRS Centro, músicos, bailarinos, usuários das unidades e demais cidadãos transformaram esses espaços em palco para uma série de atividades voltadas à promoção e prevenção da saúde, educação e bem-estar da população.

Rosana Ferro com uma camisa marrom, fala ao microfone. Ao fundo o banner da Virada da Saúde

Sob o sol que iluminou a bela manhã de domingo, Rosana Ferro, coordenadora Regional de Saúde (CRS) Centro anunciou o início das atividades relativas ao desfecho da edição 2017, convidando a população para participar das ações. O médico Rodrigo Martins, coordenador de Saúde Mental da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), também fez questão de prestigiar a ação organizada pela Coordenadoria.

“De antemão quero agradecer a todos os profissionais da administração direta e das OSS parceiras no território do Centro presentes nesta ação, pois deixaram a família e os amigos neste belo domingo de sol para trabalhar com alegria e desenvoltura em prol da população”, disse Rosana Ferro.

Ainda de acordo com Rosana, é importante frisar que todos os eventos de promoção e prevenção da saúde que acontecem ao ar livre servem para ampliar o alcance do poder público. “Ações como essa organizadas no território têm sido incentivadas pela Secretária Adjunta Municipal da Saúde, Dra. Maria da Glória Zenha Wieliczka, por sua importância para a formulação de políticas públicas direcionadas à melhoria dos indicadores de saúde”.

Criada pela Lei Municipal 16.085/2014, de autoria do médico e vereador Paulo Frange, a Virada da Saúde é uma homenagem ao Dia Mundial da Saúde, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1948 e comemorado todo dia 7 de abril. A ação está estruturada em quatro eixos: médico-assistencial (prevenção, diagnóstico de doenças e tratamento); bem-estar (ações focadas nas áreas de nutrição, esporte e lazer); cultura (teatro, filmes, intervenções artísticas e exposições sobre o tema saúde); e educação (rodas de conversas, palestras, jogos etc.).

Viradinha da Saúde no Centro

Profissional com jaleco branco, touca e luvas analisa a saúde bucal do paciente com um palito.

Das 9h às 13h, o público pôde visitar as quatro tendas temáticas – Saúde Bucal, Alimentação Saudável e Nutrição, Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e Informação é o Melhor Remédio – instaladas entre a esquina da alameda Ministro Rocha Azevedo e a avenida Paulista, por um trecho de mais de 500 metros pelo calçadão e faixas de rolamento no sentido do Conjunto Nacional , além da totalidade das dependências do Parque Prefeito Mário Covas. As atrações musicais e as práticas corporais também atraíram a população.

Em quatro horas, 33 cães e um gato foram vacinados contra a raiva e 18 animais domésticos receberam o RGA – Registro Geral Animal.

Centenas de preservativos masculinos e femininos e sachês de gel lubrificante foram distribuídos pelos profissionais da saúde aos cidadãos, além da realização de 45 testes rápidos de HIV, e 90 testes para detecção de hepatite divididos igualmente entre os tipos B e C.

Encerrando essa terceira edição em grande estilo, a Virada da Saúde organizada pela Coordenadoria Regional de Saúde – Centro contou com o apoio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SMVMA), da Prefeitura Regional da Sé, da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), da São Paulo Turismo (SPTuris) e da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP).